coffee hunter

Páginas: 6 (1409 palavras) Publicado: 1 de novembro de 2014
COFFEE HUNTERNão é segredo para ninguém que o café é o queridinho dos brasileiros. Segundo a ABIC – Associação Brasileira da Indústria do Café, a bebida é a segunda mais consumida entre os brasileiros e só perde para a água.
O cafeeiro é uma planta perene de clima tropical. Esta planta pertence a família das Rubiaceas e ao gênero Coffea que reúne diversas espécies. A Coffea arabica (caféarábica) e a Coffea canephora (café robusta) são as de maior interesse econômico, constituindo respectivamente, 70% e 30% da produção mundial. O Brasil é o maior produtor e exportador mundial de café e o segundo maior consumidor logo após os Estados Unidos da América. Considerando as duas principais espécies de café, o Brasil é o maior exportador mundial de café arábica e o segundo maior de caférobusta. O maior produtor mundial de café robusta é o Vietnã.
Dentre as diferentes opções disponíveis para compra, compreender todas e saber qual é a melhor pode parecer impossível. Para isso, surgem profissões inusitadas, como o Coffee Hunter – o caçador de cafés. Ele passa boa parte do seu dia buscando diferentes métodos de preparos e particularidades dos grãos 100% arábica, com ganham nota acima de85 pela BSCA – Brazil Speciality Coffee Association, pelo plantio, colheita e cuidado com o grão, a demanda por seus conhecimentos e mão-de-obra crescem à medida que a procura por cafés de qualidade aumenta.
É o profissional que acaba reunindo uma quantidade de conhecimento que estava esparramado ao longo da cadeia do café, por exemplo, conhecimento sobre a produção, depois o conhecimento sobre aprova do café, depois da torra e, inclusive, o serviço que acabou se concentrando num único profissional, vão logo procurando os talhões de lavoura com mais potencial de qualidade. Bússola e altímetro são as principais ferramentas que eles usam. É que a localização da área tem muita influência na bebida.
Nós temos que lembrar que o cafeeiro é uma planta que trabalha só enquanto tem luz. De noiteela descansa, mas  vai acumular os açúcares. Então, o período de luz durante o dia, tem uma importância fundamental na formação e na definição do perfil de açúcares que você vai ter. Também a latitude e a altitude porque é o que vai definir exatamente como uma lavoura deve trabalhar.A área sombreada do terreno vai ser demarcada e passar por uma colheita seletiva, retirando só os frutos bemmaduros, chamados de cereja. O lote é separado do resto do café colhido na fazenda. O café colhido vai para o terreiro para secar e tem que ser revirado de tempos em tempos.Os grãos muito especiais, vão para o terreiro suspenso, que permite a passagem do ar sem contato com o chão, correm menos risco de fermentar, o que prejudica a qualidade.A secagem tem seus segredos. Usando um termômetro, só precisarevirar o café quando ele atinge os 40 graus. Menos trabalho com mais eficiência. Amostras do café vão para o laboratório da fazenda .Corta os grãos, fotografa e analisa tudo cuidadosamente.O passo seguinte é torrar os grãos. O ponto da torra também interfere na qualidade da bebida. Depois, o grão passa pela mesma análise criteriosa e são divididos em quatro grupos. Os especialistas garantem quequalquer pessoa, com um pouco de treino, é capaz de reconhecer um bom café. “Você percebe riqueza de sabores. Deixa de ser aquela coisa áspera ou amarga, que é um problema, e além do sabor doce, Você pode ter uma acidez que lembra um limão, ou ainda notas como um chocolate, um caramelo e assim por diante.
Se por um lado o país se beneficia do comércio destas mercadorias, por outro o torna dependentedos preços estabelecidos internacionalmente. Quando há alta demanda Internacional, os preços sobem e as empresas produtoras lucram muito. Porém num quadro de recessão mundial ,as commodities se desvalorizam, prejudicando os lucros das empresas e o valor de suas ações negociadas em bolsa de valores.
O café é também a commodity agrícola que apresenta maiores volatilidades. Isto faz com que as...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Hunter
  • hunter
  • Coffees & cia
  • Cool Hunter
  • Coffee Break
  • sindrome de hunter
  • Sindrome de hunter
  • Sindrome de Hunter

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!