Cofecção de composteria doméstica

770 palavras 4 páginas
MANUAL PARA COFECÇÃO DE COMPOSTERIA DOMÉSTICA

Autor: Jorge Lopes Padua
Gestor Ambiental – pela Universidade Castelo Branco

SUMÁRIO

2 – Introdução............................................................................................................ 3
3 – Separação do Material e Construção da Composteira.................................... 4 a 10
6 – Considerações Finais........................................................................................... 10

INTRODUÇÃO

A compostagem caseira é uma prática de reciclagem ecologicamente correta, por que transforma o lixo orgânico de sua cozinha em adubo para suas plantas. Fazendo isso, estamos reduzindo o volume de lixo que vão para os lixões e ainda diminuímos nossas despesas com adubo orgânico para nossas plantas (flores, temperos, hortaliças). Pratica que pode ser feita em qualquer ambiente dependendo do tipo de composteria a que iremos apresentar neste manual pode ser utiliza até em apartamentos, não causam cheiro e nem odor.

Segundo dados da Secretaria Estadual do Meio Ambiente, do Paraná, aproximadamente 52% do lixo doméstico dos brasileiros são formados por resíduos orgânicos, que podem ser valiosos em trabalhos de compostagem, assim como os resíduos secos são importantes para a reciclagem.

SEPARAÇÃO DO RESIDUO ORGÂNICO

1 - Separar os resíduos orgânicos gerados na sua cozinha: cascas de frutas e legumes, de ovo (se possível moído), pó de café, sementes, restos de poda e capina etc. Restos de carne e alimentos cozidos, não, pois atraem animais.
2 - Providenciar um recipiente onde possa ser feita a composteria. De preferência, reaproveite balde de plástico velho, uma caixa de madeira, um galão de água vencido, uma caixa d’água quebrada.

4 - Dentro do recipiente, depositar camadas de resíduos orgânicos tirados

Relacionados