coesão e coerênicia

689 palavras 3 páginas
Coesão e Coerência A coerência é um fenômeno lingüístico responsável pela construção de sentido que garante a interpretabilidade de um texto. As investigações conduzidas pela psicologia cognitiva têm investido esforços no exame da coerência a partir da perspectiva daqueles que recebem o texto. Os trabalhos sobre coesão e coerência textuais não se restringem à esfera dos estudos lingüísticos tradicionais.
Pesquisas desenvolvidas por muitos estudiosos fornecem uma série de elementos imprescindíveis a uma visão global da interação comunicativa. A coerência se constitui ao mesmo tempo em termos semânticos, pragmáticos, e sintático (lingüística e gramatical).
Neste sentido, a coesão e a coerência estão intimamente relacionadas no processo de produção e compreensão textual; a coerência se estabelece na interlocução. O processo de compreensão que se realiza por meio da construção do mundo textual, da articulação entre os elementos do texto e do estabelecimento da continuidade de sentido. Assim, o conhecimento enciclopédico se constitui em um dos fatores responsáveis pela construção de sentido e, consequentemente, pela coerência textual. A coesão tanto pode ser gramatical como lexical, no entanto, apenas os mecanismos de coesão não fariam do texto um texto. Eles afirmam que o texto prescinde de um certo grau de coerência para estabelecer o envolvimento dos vários componentes interpessoais com outras formas de influência na situação de fala. Neste sentido .A coesão é interna (lingüística) e a coerência, externa, pois diz respeito aos contextos de situação. A coesão é o processo através do qual as frases ou partes são conectadas para garantir o desenvolvimento proposicional, revelandose através de índices formais sintáticos, sem apelo ao pragmático, ou seja, a coesão esta ligada aos aspectos gramaticais. Ao passo que a coerência está diretamente ligada ao desenvolvimento dos atos ilocucionais, por meio das proposições, possibilitando

Relacionados