Coesaoport Inst Exer

664 palavras 3 páginas
Exercício 1:
Identifique a ordem em que os períodos devem aparecer, para que constituam um texto coeso e coerente. (Texto de Marcelo Marthe: Tatuagem com bobagem. Veja 05 mar. 2008, p. 86.)
I – Elas não são mais feitas em locais precários, e sim em grandes estúdios onde há cuidado com a higiene.
II – Vão longe, enfim, os tempos em que o conceito de tatuagem se resumia à velha âncora de marinheiro.
III – As técnicas se refinaram: há mais cores disponíveis, os pigmentos são de melhor qualidade e ferramentas como o laser tornaram bem mais simples apagar uma tatuagem que já não se quer mais.
IV – Nos últimos dez ou quinze anos, fazer uma tatuagem deixou de ser símbolo de rebeldia de um estilo de vida marginal .
Assinale a alternativa que contém a seqüência correta, em que os períodos devem aparecer.
A) II, I, III, IV
B) IV, II, III, I
C) I, III, II, IV
D) III, I, IV, II
E) IV, I, III, II
R: Letra E

Exercício 2:
Assinale a frase correta quanto às normas gramaticais do português padrão, à coesão textual e à coerência.
A) Em Florianópolis, os salários são, em média, 50% menores do que os de Brasília, mas, apesar do custo de vida ser menor.
B) O Chico Oliveira foi o único namorado que tive; eu conheci ele através da internet e logo fiquei locamente apaixonada.
C) A taxa de desemprego subiu para 9,4% em maio, a maior desde 1983, mas a perda de postos de trabalho ficou em 345 mil, bem inferior ao esperado, de 520 mil vagas.
D) O MPE encaminhou um oficio à Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano solicitando informações sobre estágio que está o projeto e a execução do projeto, se foram feitos EIA/RIMA, EIV e GDU da obra e se esta possui Licença Ambiental de Operação e se foi realizada audiência pública para esclarecer à população sobre a obra.
E) “O Estatuto da Cidade avançou com relação à CF, ao prever a obrigatoriedade do Plano Diretor não-só para cidades com mais de vinte mil habitantes (art. 182, parágrafo 2º), como também em outras

Relacionados