coesão

Páginas: 9 (2021 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
RESUMO
O presente trabalho exposto a seguir, tem o intuito de demonstrar a importância de um texto jurídico bem redigido, que exprima em sua totalidade, aquele resultado que o advogado deseja alcançar a partir de suas palavras, colocadas de maneira correta em peças processuais, de modo que ao chegar a apreciação do magistrado, ele a possa deparar com um texto bem escrito, coeso, coerente e bemarticulado, que passe uma boa imagem do advogado e mais do que isso, que traduza o resultado que queira obter através da interpretação correta da peça processual.
ABSTRACT
This exposed the following work aims to demonstrate the importance of a well written legal text, which expresses in its entirety, that outcome the lawyer want to achieve from your words, placed correctly on documents, so inarriving at the magistrate's discretion, he may come across a well-written, cohesive, coherent and well-articulated text, you get a good picture of attorney and more than that, reflecting the result you want to get through the correct interpretation of pleading.

INTRODUÇÃO
A língua portuguesa nos fornece elementos que possibilitam a construção de um texto bem articulado, com um escopo bemdefinido e que expresse na íntegra o que o escritor deseja alcançar através de suas palavras, descritas de forma coerente, coesa e precisa.
No entanto, alguns profissional não utilizam as ferramentas que possuem na escrita de maneira incorreta, inviabilizando e destruindo a estrutura textual e, consequentemente, a coerência no texto. Logo, ao se empregar entraves gramaticais e linguísticos, oprofissional do Direito dificulta a compreensão textual, ou permite uma versão contrária do que foi enunciado. A exposição de pensamentos incoerentes e/ou desconexos levarão quem quer que precise interpretar o texto de modo objetivo a
deduções diversas àquelas visadas pelo próprio advogado.

COERÊNCIA E COESÃO NO TEXTO JURÍDICO


Os textos jurídicos são considerados no teor de suacompletude, consistentes e complexos no sentido de conteúdo e vocabulário, o que mostra um grande domínio da língua patria e do conteúdo, sendo considerados pelas pessoas que tem acesso ao escrito, um texto que demonstra alto nível de conhecimento da norma culta, no entanto, é possível observar que alguns textos jurídicos apresentam erros graves de coesão e coerência, dificultando o entendimento einterpretação, não só das partes “leigas” no assunto como também dos juízes.
Desse modo, Direito e linguagem tem que caminhar juntos, sempre mantendo uma relação de interdependência, visto que o direito é alcançado de maneira efetiva por meio da linguagem utilizada, neste sentido Calmon de Passos (2001, p.63-64) declara que:
[...] o Direito, mais que qualquer outro saber, é servo da linguagem.Como Direito posto é linguagem, sendo em nossos dias de evidência palmar constituir-se de quanto editado e comunicado, mediante a linguagem escrita, por quem com poderes para tanto. Também linguagem é o Direito aplicado ao caso concreto, sob a forma de decisão judicial ou administrativa. Dissociar o Direito da Linguagem será privá-lo de sua própria existência, porque, ontologicamente, ele élinguagem e somente linguagem.

Levando-se em consideração tais observações, a palavra do advogado deve
ser elaborada de forma associada, coerente, com simplicidade, clareza e objetividade, embora não desprovido de um linguajar elegante, que garanta uma admiração por parte do leitor. Dessa forma, ele instigará o leitor a apreciar o conteúdo de maneira prazeirosa e mais, a entender a essencia do textoescrito.
Inúmeros discursos que tramitam no âmbito do judiciário, não possuem clareza, são textos obscuros, difíceis de entender e sua aceitação por quem há de julgar também ocorre de maneira relutante, dado a dificuldade de interpretação, o que pode ocorrer até mesmo em uma interpretação erronea por parte do leitor, dando uma ideia contraria daquilo que pretendia ser alcançado pelo executor...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • coesão
  • Coesão
  • coesão
  • Coesão
  • o que é coesão
  • coesão
  • Coesão
  • coesao

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!