coesão e coerencia

Páginas: 5 (1166 palavras) Publicado: 24 de novembro de 2014
ELEMENTOS BÁSICOS DA ESTRUTURA FRASAL: COESÃO E COERENCIA

















SUMÁRIO


1- COESÃO E COERÊNCIA..........................................................03

2- COESÃO....................................................................................04

3-COERÊNCIA..............................................................................05

4- BIBLIOGRAFIA.........................................................................07

1- Coesão e Coerência


Coerência e coesão textuais são dois conceitos importantes para uma melhor compreensão do texto e para a melhor escrita de trabalhos de redação de qualquer área.
A coesão trata basicamente nos estudos das articulações gramaticais existentes entre as palavras, as oraçõese frases para garantir uma boa sequenciação de eventos.
A coerência, por sua vez, aborda a relação lógica entre ideias, situações ou acontecimentos, apoiando-se, por vezes, em mecanismos formais, de natureza gramatical ou lexical, e no conhecimento compartilhado entre os usuários da língua portuguesa.





















1- Coesão

Quando falamos de coesão, falamos arespeito dos mecanismos linguísticos que permitem uma sequência lógica- semântica entre as partes de um texto.
É a manifestação linguística da coerência. Provém da forma como as relações lógico-semânticas do texto são expressas na superfície textual. Assim, a coesão de um texto é verificada mediante a análise de seus mecanismos lexicais e gramaticais de construção. Ex: “Os corvos ficaram àespreita”.
As aves aguardaram o momento de se lançarem sobre os animais mortos." (hiperônimo )
A coerência se estabelece graças aos mecanismos de coesão que as línguas possuem, certas palavras ou expressões que estabelecem “pontes” entre as frases e instauram o sentido, mantendo assim intimamente ligadas as ideias.
São muito usados, neste caso, os pronomes pessoais de terceira pessoa (retos e oblíquos),pronomes possessivos, demonstrativos, indefinidos, interrogativos, relativos, diversos tipos de numerais, advérbios (aqui, ali, lá, aí).
















2- Coerência

E quando falamos de coerência, é acerca da significação do texto, e não mais dos elementos estruturais que o compõem. É o aspecto que assumem os conceitos e relações
subtextuais, em um nível ideativo. A coerênciaé responsável pelo sentido do texto, envolvendo fatores lógico-semânticos e cognitivos, já que a interpretabilidade do texto depende do conhecimento partilhado entre os interlocutores. Um texto é
coerente quando compatível como conhecimento de mundo do receptor. Observar a coerência é interessante, porque permite perceber que um texto não existe em si mesmo, mas sim constrói-se na relaçãoemissor-receptor-mundo.
Para que um texto tenha o seu sentido completo, ou seja, transmita a mensagem pretendida, é necessário que esteja coerente e coeso. Para compreender um pouco melhor os conceitos de Coerência textual e de Coesão textual, e também para distingui-los, vejamos: O que é coesão textual? Quando falamos de COESÃO textual, falamos a respeito dos mecanismos linguísticos que permitem umasequência lógico-semântica entre as partes de um texto, sejam elas palavras, frases, parágrafos, etc. Entre os elementos que garantem a coesão de um texto, temos:
as referências e as reiterações: Este tipo de coesão acontece quando um termo faz referência a outro dentro do texto, quando reitera algo que já foi dito antes ou quando uma palavra é substituída por outra que possui com ela algumarelação semântica. Alguns destes termos só podem ser compreendidos mediante estas relações com outros termos do texto, como é o caso da anáfora e da catáfora. as substituições lexicais (elementos que fazem a coesão lexical): este tipo de coesão acontece quando um termo é substituído por outro dentro do texto, estabelecendo com ele uma relação de sinonímia, antonímia, hiponímia ou hiperonímia, ou...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Coesão e coerência
  • Coesão e coerencia
  • Coerencia e coesao
  • Coesão e Coerencia
  • Coerencia e coesao
  • Coerencia e coesão
  • Coerencia e coesão
  • coesão e coerência

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!