Coesão e coerencia

Páginas: 3 (595 palavras) Publicado: 21 de maio de 2012
Coerência e coesão
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Coerência e coesão textuais são dois conceitos importantes para uma melhor compreensão do texto e para amelhor escrita de trabalhos de redação de qualquer área.
A coesão trata basicamente das articulações gramaticais existentes entre as palavras, as orações e frases para garantir uma boa sequenciação deeventos. A coerência, por sua vez, aborda a relação lógica entre ideias, situações ou acontecimentos, apoiando-se, por vezes, em mecanismos formais, de natureza gramatical ou lexical, e noconhecimento compartilhado entre os usuários da língua.
Pode-se dizer que o conceito de coerência está ligado ao conteúdo, ou seja, está no sentido constituído pelo leitor.
[editar] Definição Especifica-Coesão - É a conexão, ligação, harmonia entre os elementos de um texto. Percebemos tal definição quando lemos um texto e verificamos que as palavras, as frases e os parágrafos estão entrelaçados, umdando continuidade ao outro.
-Coerência - A coerência textual é a relação lógica entre as ideias, pois essas devem se complementar é o resultado da não contradição entre as partes do texto. Pronomes -todos os tipos de pronomes podem funcionar como recurso de referência a termos ou expressões anteriormente empregados. Para o emprego adequado, convém rever os princípios que regem o uso dos pronomes.Ou seja a coerencia é o sentido do texto e a coesão é o sentido da frase. Ex.: Vitaminas fazem bem À saúde, mas não devemos tomá-las sem a devida orientação. / A instituição é uma das mais famosas dalocalidade. Seus funcionários trabalham lá há anos e conhecem bem sua estrutura de funcionamento. / A mãe amava o filho e a filha, queria muito tanto a um quanto à outra. Seria a receita de bolo.[editar] Objeto do discurso
Para garantir a coerência de um texto é preciso identificar o objeto do discurso.
"A Coesão é a manifestação linguística da coerência, que advém da maneira como os...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Coesão e coerência
  • Coesão e coerencia
  • coesão e coerencia
  • Coerencia e coesao
  • Coesão e Coerencia
  • Coerencia e coesao
  • Coerencia e coesão
  • Coerencia e coesão

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!