Coesão e coerência

Páginas: 3 (624 palavras) Publicado: 24 de outubro de 2011
Trabalho, o primeiro em língua vernácula e o segundo em língua estrangeira, sumário, os elementos textuais (que compreendem desde a introdução, passando pelos diversos capítulos que constituem odesenvolvimento do estudo apresentado, até a conclusão) e elementos pós-textuais (refêrencias a que corresponde a seção final compreendendo as fontes do estudo aí ordenadas alfabeticamente; apêndice a quecorresponde um texto suplementar, escrito pelo próprio autor do trabalho; anexo ou anexos, que oidem ser a transcrição de uma lei ou de uma portaria ministral, um pequeno artigo publicado pelaimprensa capaz de comprovar o interesse social ou a atualidad do tema focalizado no trabalho, tabelas ou quadros estatísticos retirados de diferentes obras).
4)Os textos acadêmicos – artigos de naturezatécnico-científico, trabalhos finais de disciplinas, trabalhos de conclusão de curso, dissertações, teses, etc – seguem um padrão de comunicação no qual sobressaem uma introdução. Nessa seção do trabalhoé fundamental fazermos constar informações bem precisas sobre o tema escolhido (elucidando o critério adotado para a sua delimitação), o objetivo geral (seguido, quando for necessário, dos objetivosespecíficos), a justificativa ou relevância do tema do trabalho ou da investigação proposta, uma indicação sumária sobre o marco teórico conceitual adotado, uma rápida visualização da sequência doestudo e uma informação final sobre a metodologia de investigação empregada.

Coerência e coesão textuais

1)De acordo com a professora Leonor Lopes Fávero, é possível estabelecermos umadiferenciação muito clara entre esses dois mecanismos do processamento textual. A coesão, manifestada no nível microtextual, refere-se aos modos como os componentes do universo textual, ou seja, as palavras ouenunciados que ouvimos ou vemos estão ligados entre si dentro de uma sequência. Por sua vez, a coerência, manifestada em grande parte macrotextualmente, refere-se aos modos como os conceitos e as...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Coesão e coerência
  • Coesão e coerencia
  • coesão e coerencia
  • Coerencia e coesao
  • Coesão e Coerencia
  • Coerencia e coesao
  • Coerencia e coesão
  • Coerencia e coesão

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!