Coesão e coerência

Páginas: 3 (579 palavras) Publicado: 13 de novembro de 2012
INTRODUÇÃO

Pretendo nesse trabalho, abordar os conceitos de coerência e coesão, mostrando o papel e a importância de cada um desses mecanismos, não só para a leitura e a compreensão de textos,como também pra sua produção.

A coerência e a coesão contribuem para conferir textualidade a um conjunto de enunciados. Assim, a coerência, manifestada em grande parte a nível macrotextual, é oresultado da possibilidade de se estabelecer alguma forma de unidade ou relação entre os elementos do texto. E a coesão, manifestada no nível microtextual, se refere ao modo como os vocábulos se ligamdentro de uma seqüência.

É importante também lembrar que a coesão pode auxiliar no estabelecimento da coerência, embora às vezes, a coesão nem sempre se manifeste explicitamente através de marcaslingüísticas, o que faz concluir que pode haver textos coerentes mesmo que não tenham coesão explícita. E mais importante que conhecer os conceitos de coerência e coesão é importante saber de que maneiraesses fenômenos contribuem para tornar um texto inteligível.

Cabe argumentar que a coerência (conectividade conceitual) e a coesão (conectividade seqüencial), são requisitos fundamentais para aelaboração de qualquer tipo de texto. Enquanto a coerência se fundamenta na continuidade de sentidos, a coesão pode se apresentar por meio de marcas lingüísticas, observadas na gramática ou no léxico.


1.Considerações Sobre o Conceito de Coerência

No nosso dia-a-dia, são comuns comentários do tipo: Isto não tem coerência. Esta frase não tem coerência, ou ainda, O seu texto está incoerente.O queleva as pessoas a fazerem tais observações, provavelmente, é o fato de perceberem que, por algum motivo, escapa a elas o entendimento de uma frase ou de todo o texto.

Coerência está ligada àcompreensão, à possibilidade de interpretação daquilo que se diz ou escreve. Assim, a coerência é decorrente do sentido contido no texto, para quem ouve ou lê. Uma simples frase, um texto de jornal, uma...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Coesão e coerência
  • Coesão e coerencia
  • coesão e coerencia
  • Coerencia e coesao
  • Coesão e Coerencia
  • Coerencia e coesao
  • Coerencia e coesão
  • Coerencia e coesão

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!