coesão e coerência

Páginas: 8 (1967 palavras) Publicado: 5 de novembro de 2013
Coesão e Coerência

Coesão – ligação textual através de elementos linguísticos específicos;

Coerência – relação harmônica que se estabelece entre as partes de um texto, em um contexto específico, e que é responsável pela percepção de uma unidade de sentido.

Coesão:

Coesão referencial:



Esse tipo de coesão ocorre quando determinado elemento textual se remete a outro,substituindo-o. A referência, inicialmente, pode ser em relação a um dado externo ou interno ao texto. Dessa forma, temos:

Coesão por Referência Exofórica: é aquela que se refere a um elemento fora do texto.

Exemplo: “A gente era pequena naquele tempo. E aquele era um tempo em que ainda se apregoava nas ruas. Não em todas as ruas, mas naquela onde vivíamos. Naquela rua, que tinha por nome a data de umsanto, o tempo passava mais lentamente do que no resto da cidade de Porto Alegre.”

Podemos notar que as expressões em destaque se referem a informações externas ao texto.

Coesão por Referência Endofórica: é aquela que faz referência a algo dentro do texto
A referência endofórica pode ser feita a algo mencionado anteriormente no texto – anáfora – ou a algo mencionado posteriormente –catáfora.

1) Não consegui passar o recado para seu pai, pois, quando eu voltei, ele já havia ido embora. (“ele” -> termo anafórico)

2) Lá estava ela, ali parada, minha amiga! (“ela” -> termo catafórico)

Podemos notar que, no primeiro exemplo, o pronome “ELE” desempenha função anafórica uma vez que RETOMA a expressão “seu pai”. Já no segundo, vemos o pronome “ELA” exercendo função catafórica, jáque se refere a um termo posteriormente expresso – “minha amiga”.

ISTO, ESTA, ESTE (e demais contrações) -> CATAFÓRICOS
ISSO, ESSA, ESSE (e demais contrações) -> ANAFÓRICOS

I) No Brasil, o problema é este: a violência.

II) A violência cresce a cada dia no Brasil. Esse problema deve ser combatido por meio de medidas mais eficazes.

Podemos notar que na frase I, o referente “violência”está localizado posteriormente, logo o pronome “este” desempenha função catafórica; já na frase II, a referência foi feita anteriormente, portanto o pronome “esse” possui função anafórica.

O trabalho§ que eu fiz mereceu destaque. (pronome relativo, retomando o termo “trabalho” e ligando as orações)

Tenho dois objetivos: o primeiro é passar no vestibular; o segundo, arrumar um bom emprego.(numerais que substituem os respectivos “objetivos”)

Moramos no Brasil. Aqui, as leis não são respeitadas como deveriam. (advérbio retomando o substantivo próprio “Brasil”)

Coesão por Elipse:

Elipse é a omissão de um termo subentendido em um texto. Logo, a COESÃO POR ELISPE é aquela que permite uma conexão de ideias sem a necessidade de repetir uma palavra ou uma expressão, uma vezsubentendidas.

“Setores de Inteligência e Segurança do governo e das Forças Armadas manifestam preocupação com a falta de tempo para a elaboração da legislação. Há hoje seis projetos tratando do tema em análise na Câmara dos Deputados. O mais antigo é de 1991, e o mais recente foi apresentado em 2012.”

Percebam que, no último período, a palavra “projeto” está subentendida. A repetição seria totalmentedesnecessária nesse caso. Dessa forma, temos uma COESÃO POR ELIPSE.

Coesão lexical:

O nosso léxico é o nosso vocabulário. Logo, esse tipo de coesão envolve a substituição de um vocábulo por outro de mesmo significado – o chamado sinônimo – ou por palavras que estabeleçam entre si uma relação de sentido – hiperônimos e hipônimos.




Notem que as palavras “bebida”, “refrigerante” e“Coca-cola” estabelecem entre si uma relação de sentido, porém há uma espécie de uma escala de significação entre elas.
“Bebida” é um HIPERÔNIMO de “refrigerante”, que por sua vez funciona como HIPÔNIMO nesse caso. Já em relação à “Coca-cola”, “refrigerante” é um HIPERÔNIMO e “Coca-cola” torna-se o HIPÔNIMO da vez.

“Prestes a sediar importantes eventos internacionais, como a Copa do Mundo e os...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Coesão e coerência
  • Coesão e coerencia
  • coesão e coerencia
  • Coerencia e coesao
  • Coesão e Coerencia
  • Coerencia e coesao
  • Coerencia e coesão
  • Coerencia e coesão

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!