Coesão e Coerência

Páginas: 8 (1806 palavras) Publicado: 22 de outubro de 2013
INTRODUÇÃO
Este trabalho tenta levar ao leitor, a concepção de que o texto é lugar de interação dos sujeitos sociais, e para que esta ocorra de maneira esperada, são utilizados diferentes mecanismos linguísticos, que garantem ao interlocutor a compreensão do que é dito ou lido.
Dentro da didática da escrita, esses mecanismos linguísticos estabelecem a conectividade e a retomada do que foiescrito, são os referentes textuais que buscam garantir o equilíbrio e a harmonia em um texto, para que se possa chegar aos melhores níveis de entendimento. Para que ocorra clareza e objetividade, a beleza deve ser realçada no texto, para que a estética seja vista de maneira plausível. Fazendo parte dessa estética, estão os elementos que participam da construção textual; entre eles, a coesão e acoerência.
A coerência está diretamente ligada à possibilidade de estabelecer um sentido para o texto, devendo, portanto, ser entendida como um princípio de interpretabilidade, ligada à inteligibilidade do texto numa situação de comunicação e à capacidade que o receptor tem de calcular o sentido desse texto. Para haver coerência, é preciso que haja possibilidade de estabelecer no texto, alguma forma deunidade ou relação entre seus elementos.
Enfatizamos que a leitura é uma atividade altamente complexa de produção de sentidos, que se realiza, evidentemente, com base nos elementos linguísticos presentes na superfície textual e na sua forma de organização, mas que requer a mobilização de um vasto conjunto de saberes, entre eles, o que veremos a diante.







CONCEITO DE COESÃO ECOERÊNCIA TEXTUAL
COESÃO: Entende-se como ligação, relação, nexo entre os elementos que compõem a estrutura textual, a coesão trata basicamente das articulações existentes entre as palavras, orações e frases, para garantir uma boa sequenciação dos eventos. Percebemos tal definição, quando lemos um texto e verificamos que as palavras, frases e parágrafos estão entrelaçados, dando continuidade um ao outro.COERÊNCIA TEXTUAL: É a relação harmônica que se estabelece entre as partes de um texto, ela aborda a logica entre as ideias, situações, acontecimentos, pois estas devem se complementar. A coerência é o resultado na não contradição entre os diversos segmentos textuais, que devem estar encadeados logicamente, fazendo referencia a termos e expressões anteriormente empregados. Resumindo, a coesão éo sentido de cada uma das frases e a coerência é o entrelaçamento desses sentidos.













PRINCIPAIS MECANISMOS GRAMATICAIS DE COESÃO
COESÃO FRÁSICA: Este tipo de coesão estabelece uma ligação significativa entre os componentes da frase, com base na concordância; entre o nome e seus determinantes, entre o sujeito e o verbo, entre o sujeito e seus predicadores, na ordem dosvocábulos, na oração, na regência nominal e verbal.
Exemplo: Florianópolis tem praias para todos os gostos, desertas, agitadas, com ondas, sem ondas, rústicas, sofisticadas. (concordância em gênero e numero)
COESÃO INTERFRÁSICA: Este tipo de coesão designa os variados tipos de interdependência semântica existente entre as frases na superfície textual. Essas relações são expressas pelos conectoresou operadores discursivos. É necessário, portanto, usar o conector adequado à relação que queremos expressar.
Exemplo: Parto para férias, quando acabar o relatório, assim poderei relaxar. (o uso correto de conectores permite uma maior coesão, facilitando a compreensão)
COESÃO TEMPORAL: Uma sequencia só se apresenta coesa e coerente, quando a ordem dos enunciados estiver de acordo com aquilo quesabemos ser possível de ocorrer no universo a que o texto se refere, ou no qual o texto se insere, é preciso que tenha ordenação temporal, condições que deem sentido ao texto. A coesão temporal é assegurada pelo emprego adequado de tempos verbais, obedecendo a uma sequencia plausível, ao uso de advérbios que ajudam a situar o leitor no tempo.
Exemplo: Ela é uma pessoa inconstante; ontem tinha...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Coesão e coerência
  • Coesão e coerencia
  • coesão e coerencia
  • Coerencia e coesao
  • Coesão e Coerencia
  • Coerencia e coesao
  • Coerencia e coesão
  • Coerencia e coesão

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!