Coesão e coerência textual Um estudo feito com textos produzidos por alunos do ensino fundamental de uma escola de esfera pública

Páginas: 11 (2725 palavras) Publicado: 11 de novembro de 2013
COESÃO E COERÊNCIA TEXTUAIS: UM ESTUDO FEITO A PARTIR DE TEXTOS PRODUZIDOS POR ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA DE ESFERA PÚBLICA

Sílvio Nunes da Silva Júnior1
Iraci Nobre da Silva²
Maria Verônica Tavares Neves Cardoso³

RESUMO

O presente artigo tem como objeto de estudo o trabalho com a coesão e coerência textual, uma análise feita a partir de textos produzidos por alunos do7º ano do ensino fundamental de uma escola de esfera pública. Observamos que um trabalho nessa perspectiva é de extrema importância para que os alunos possam desenvolver suas habilidades de produção e aprimorar os conhecimentos adquiridos na jornada escolar, visando mostrar como e por que a coerência e a coesão devem ser empregadas em um texto, trazendo reflexões sobre os danos que a falta dessesdois elementos textuais trazem a compreensão dos sentidos de um texto. Nesse sentido, objetivamos em linha geral apontar alternativas que possam minimizar os problemas evidenciados no corpus. Para este fim, foram utilizadas produções dos alunos do 7º ano de uma escola da rede estadual, situada no município de Palmeira dos Índios AL. Os estudos realizados através do referido corpus têm suporteteórico em KOCH (2012), BAKHTIN (2010), ANTUNES (2005) e KOCH e TRAVAGLIA (2008), onde foi possível destacar que os erros mais freqüentes são os de coesão, concordância e pontuação.
Palavras-chave: Coesão. Coerência. Escola Pública. Ensino.

ABSTRACT

This article has as its object of study working with textual coherence and cohesion, an analysis from texts produced by students from the 7th gradelevel in a school of public sphere. We observe that a job that perspective is very important for students to develop their production skills and enhance their knowledge in the school day, in order to show how and why the coherence and consistency should be used in a text, bringing reflections on damage that lack these two elements bring textual understanding of the meanings of a text.Accordingly, we aimed to online general alternative solutions that can minimize the problems highlighted in the corpus To this end, we used students' productions of the 7th year in a state school, located in Palmeira dos Indios AL. Studies carried out by the said corpus have theoretical support in KOCH (2012), BAKHTIN (2010), ANTUNES (2005) and KOCH and TRAVAGLIA (2008), where it was possible to highlightthe most frequent mistakes are the cohesion, consistency and score .

Keywords: Cohesion. Consistency. Public School. Education.

1.INTRODUÇÃO
Este trabalho descreve a experiência obtida com uma análise de textos, cujo objetivo foi destacar as dificuldades de coesão e coerência em produções de alunos do 7º ano do Ensino Fundamental II, de uma escola de esfera pública estadual de Alagoas,situada no município de Palmeira dos Índios. Realizamos a pesquisa com corpus constituído por oito (8) textos produzidos pelos alunos e disponibilizados para os graduandos do 1º período do curso de Letras da Universidade Estadual de Alagoas – UNEAL, onde foi possível verificar as dificuldades apresentadas pelos discentes em relação aos aspectos da coesão e da coerência textual.
Para tanto, foidelimitado como objeto de estudo o critério de textualidade, usando o referido corpus, sobretudo, no intuito de averiguar como os informantes utilizam os critérios de textualidade em suas produções. Uma vez que foram detectadas tantas inconsistências em relação à coesão e coerência textual no corpus coletado, infere-se então, que os colaboradores não têm o domínio de como usar esses critérios.
Esteestudo tem como objetivo verificar o porquê das dificuldades dos critérios de textualidade nas produções analisadas, evidenciando a preocupação de como estão sendo trabalhados os critérios de textualidade nas séries finais do ensino fundamental.
Para sistematizar este estudo optou-se por uma pesquisa de abordagem quantitativa, na qual foram verificadas inconsistências de coesão e coerência em oito...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A DESTINAÇÃO DO LIXO PRODUZIDO POR ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL
  • Coesão textual e Coerência textual
  • A IMPORTÂNCIA DA LEITURA NO PROCESSO DE COMPREENSÃO DE TEXTOS LITERÁRIOS EM ESCOLAS PÚBLICAS DO ENSINO...
  • Estudo de texto para EJA ensino fundamental
  • Coesão e coerência textual
  • - Coesão e Coerência Textuais
  • Resenha coesão e coerência textual.
  • Coesão e coerência textual

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!