coerencia

Páginas: 5 (1039 palavras) Publicado: 28 de setembro de 2014
Coerência textual
“Coerência deve ser entendida como unidade do texto. Um texto coerente é um conjunto harmônico, em que todas as partes se encaixam de maneira complementar de modo que não haja nada destoante, nada ilógico, nada contraditório, nada desconexo. No texto coerente, não há nenhuma parte que não se solidarize com as demais.” (Platão & Fiorin, Para entender o texto, pág. 261.)Observe e classifique o tipo de incoerência presente em cada texto:

Havia um menino muito magro que vendia amendoins numa esquina de uma das avenidas de São Paulo. Ele era tão fraquinho, que mal podia carregar a cesta em que estavam os pacotinhos de amendoim. Um dia, na esquina em que ficava, um motorista, que vinha em alta velocidade, perdeu a direção. O carro capotou e ficou de rodas para o ar.O menino não pensou duas vezes. Correu para o carro e tirou de lá o motorista, que era um homem corpulento. Carregou-o até a calçada, parou um carro e levou o homem para o hospital. Assim, salvou-lhe a vida.

Lá dentro havia uma fumaça formada pela maconha e essa fumaça não deixava que nós víssemos qualquer pessoa, pois ela era muito intensa.
Meu colega foi à cozinha me deixando sozinho,fiquei encostado na parede da sala e fiquei observando as pessoas que lá estavam. Na festa havia pessoas de todos os tipos: ruivas, brancas, pretas, amarelas, altas, baixas etc.

Fui assistir ao jogo porque sou do tipo que é fiel ao seu time, apesar de o meu sempre perder de goleada. Sentei-me junto a alguns poucos torcedores do meu time apático e fiquei observando, sem nenhum entusiasmo, ofracasso do meu time e a alegria do adversário. Novamente meu time perdeu de goleada. Saí do estádio decepcionado.

Dona Cecília realmente era uma mulher considerada fina, requintada. As damas da cidade procuravam copiar o seu estilo. Lembro que mamãe queria decorar a nossa casa e, por isso, foi fazer uma visitinha inesperada a Dona Cecília com a intenção de observar a decoração e o requinte de suacasa. Não preciso dizer que mamãe também queria copiar o estilo de Dona Cecília. Eu estava com ela e observei todo o luxo de sua sala de estar: uma bela lareira, tapetes persas, sofás de couro, um quadro legítimo de Portinari valorizava uma parede, um calendário da Pneus Ok destacava-se na outra, e uma música do Valdick Soriano, eu acho que era “eu não sou cachorro não” , soava naquele ambiente depuro requinte.

Havíamos discutido mais uma vez. Mas aquela vez parecia ser definitiva. Chovia demais. Parecia que os Deuses estavam chorando pela nossa separação. Minha alma quase saiu do meu corpo para correr atrás dele quando ele partiu. Fiquei olhando pelo vidro embaçado da janela do meu quarto ele sumir por aquela estrada empoeirada sem ao menos olhar para trás. No fundo, eu achava queele, como das outras vezes, nem chegaria até a metade do caminho e voltaria para os meus braços. Mas acho que a chuva apagou a chama que o mantinha ao meu lado. Nunca mais o vi e, desde então, não consigo mais me ver.

Embora existam políticos competentes e honestos, preocupados com as legítimas causas populares, os jornais, na semana passada, noticiaram casos de corrupção comprovada,praticados por um político eleito pelo povo.
Isso demonstra que o povo não sabe escolher seus governantes.

Devo confessar que morria de inveja de minha coleguinha por causa daquela boneca que o pai lhe trouxera da Suécia: ria, chorava, balbuciava palavras, tomava mamadeira e fazia xixi. Ela me alucinava. Sonhei com ela noites a fio. Queria dormir com ela uma noite que fosse.
Um dia, minha vizinhaesqueceu-a em minha casa. Foi dormir e, no dia seguinte, quando acordei, lá estava a boneca no mesmo lugar em que minha amiguinha havia deixado. Imaginando que ela estivesse preocupada, telefonei-lhe e ela mais do que depressa veio buscá-la.

Conheci Sheng no primeiro colegial e aí começou um namoro apaixonado que dura até hoje e talvez para sempre. Mas não gosto da sua família: repressora,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • coerencia
  • Coerencia
  • Coerência
  • coerencia
  • coerência
  • Coerência
  • coerencia
  • Coerencia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!