Coerência

Páginas: 3 (675 palavras) Publicado: 19 de março de 2014
Sumário

1.0 Introdução
2.0 Coerência Textual
2.1 Conceito
2.2 Mecanismos de Coerência Textual
3.0 Coesão Textual
3.1 Conceito
3.2 Mecanismos de Coesão Textual
3.2.1 Coesão Gramatical
3.2.2Coesão Lexical
4.0 Relação entre Coerência Textual e Coesão Textual
5.0 Conclusão
6.0 Referências Bibliográficas


1.0 Introdução

Pretendo nesse trabalho, abordar os conceitos de coerênciae coesão, mostrando o papel e a importância de cada um desses mecanismos, não só para a leitura e a compreensão de textos, como também pra sua produção.

A coerência e a coesão contribuem paraconferir textualidade a um conjunto de enunciados. Assim, a coerência é o resultado da possibilidade de se estabelecer alguma forma de unidade ou relação entre os elementos do texto. E a coesão se refereao modo como os vocábulos se ligam dentro de uma seqüência.

A coerência resulta da configuração que assumem os conceitos e relações subjacentes à sua superfície textual. É considerada o fatorfundamental da textualidade, porque é responsável pelo sentido do texto. Envolve não só aspectos lógicos e semânticos, mas também cognitivos, na medida em que depende do partilhar de conhecimentos entre osinterlocutores.

É importante também lembrar que a coesão pode auxiliar no estabelecimento da coerência, embora às vezes, a coesão nem sempre se manifeste explicitamente através de marcaslingüísticas, o que faz concluir que pode haver textos coerentes mesmo que não tenham coesão explícita. E mais importante que conhecer os conceitos de coerência e coesão é importante saber de que maneira essesfenômenos contribuem para tornar um texto inteligível.

Cabe argumentar que a coerência (conectividade conceitual) e a coesão (conectividade seqüencial), são requisitos fundamentais para a elaboraçãode qualquer tipo de texto. Enquanto a coerência se fundamenta na continuidade de sentidos, a coesão pode se apresentar por meio de marcas lingüísticas, observadas na gramática ou no léxico....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • coerencia
  • Coerencia
  • coerencia
  • coerencia
  • coerência
  • Coerência
  • coerencia
  • Coerencia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!