coeficente de restituição

478 palavras 2 páginas
Colisões – Coeficiente de Restituição
Introdução

Em física dá-se o nome de colisão a uma interação entre partículas ou corpos cuja duração é extremamente pequena. Durante uma colisão as forças que atuam sobre o sistema de partículas podem ser internas ou externas. As forças internas são as forças de interação entre as partículas do mesmo sistema. As forças externas são quaisquer forças exercidas por agentes fora do sistema. Se durante uma colisão a resultante das forças externas for nula, o momento linear total do sistema imediatamente antes e imediatamente depois da colisão são iguais.
O momento linear de uma partícula é um vetor definido como produto de sua massa m pela velocidade . (1)
O momento linear de um sistema de partículas é o vetor-soma dos momentos lineares das partículas consideradas isoladamente. (2)
Quando a energia do sistema é conservada a colisão é elástica. Neste caso a velocidade relativa das partículas se conserva. Mas, se a colisão não conservar a energia cinética do sistema diz-se que ela é perfeitamente inelástica ou parcialmente inelástica. Na colisão totalmente ou perfeitamente inelástica as duas partículas não se separam uma da outra, continuando juntas após a colisão. A velocidade relativa das partículas é nula após o choque.
O coeficiente de restituição ε de uma colisão é definido pela equação:

Para uma colisão elástica: ε = 1.
Para uma colisão perfeitamente inelástica: ε = 0.
Para uma colisão parcialmente inelástica: 0 < ε < 1.

Parte Experimental:
Objetivo: Determinar o coeficiente de restituição na colisão de um planador deslizante sobre um trilho de ar com uma mola.
Material: Trilho de ar, planador, mola e régua.
Procedimento: Solte o planador sobre o trilho de ar, inclinado de um ângulo θ relativo à horizontal, a partir de uma distância R0 da base. Ele colide com uma mola colocada na extremidade mais baixa do trilho e retorna percorrendo uma distância R1. O movimento se repete até que o

Relacionados

  • Nutrição mineral
    47704 palavras | 191 páginas
  • Exame de suficiencia
    82870 palavras | 332 páginas