Coeducação

Páginas: 2 (349 palavras) Publicado: 8 de novembro de 2012
Coeducação
A coeducação, também conhecida como educação mista ou ensino misto, é a designação dada aos modelos educativos em que, pelo menos do ponto de vista organizativo, não é tido em conta osexo (gênero) do educando ou educanda na determinação do percurso escolar e acadêmico. Os modelos coeducacionais tiveram um rápido avanço nos últimos decênios, em parte devido à aceitação da premissa deque esses modelos podiam facilitar a igualdade de oportunidades entre gêneros.
Qual a importância da coeducação para as aulas de educação física
Na Educação Física as práticas corporaisvivenciadas por alunos(as) geram representações diferenciadas para homens e mulheres, constroem preconceitos e estereótipos relacionados a quem pode ou deve praticá-las, contribuindo para que o movimentocorporal esteja impregnado por padrões de conduta, impedindo a coeducação (SARAIVA, 2002). Quando tais questões não são problematizadas pelo docente junto aos discentes, turmas de Educação Física e quenunca vivenciaram uma abordagem Co-educativa, tendem a oferecer dificuldades para a realização das atividades.
Entre os motivos para as aulas serem Co-educativas, Brodtmann (1986) apresenta doisargumentos básicos, a saber: ampliar vivências esportivas e as capacidades motoras de ambos os sexos para práticas de lazer e contribuir para a estabilização de grupos heterogêneos quanto ao sexo, visandomelhorar sua interação social.
Contribui para interpretar o desporto e as atividades físicas numa perspectiva relacional de gênero, combatendo o sexismo, libertando alunos e alunas das amarrasque determinam o que cada sexo pode vivenciar como práticas corporais. Na dança, por exemplo, os arranjos de gênero custam mais aos homens do que às mulheres, por possibilitarem que estes manifestem aexpressividade emocional/movimentos, aspectos que transgridem o que se associa ao masculino pela sociedade; enquanto o contrário ocorre com o futebol no caso das mulheres (SARAIVA, 2002).
Esta...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!