Codigo de hamurabi

Páginas: 3 (524 palavras) Publicado: 8 de abril de 2013
No Código de Hamurabi podemos observar que eram leis um tanto quanto severas, vistas nos dias de hoje. Eram leis rígidas com intuito de manter a ordem e o equilíbrio da sociedade.
Mais de 250 leisvoltadas para manter a paz e harmonia entre a população. Algumas dessas leis imperavam-se o que podemos chamar de Pena de Morte, um exemplo é este: Se determinada casa estivesse em chamas e nessemomento um dos ajudantes para apagar um incêndio fosse flagrado cobiçando ou roubando um utensilio da vitima esse sujeito seria imediatamente lançado no fogo para morrer queimado com o produto roubado; ouse alguém entrasse com violência em uma casa e fosse apanhado num crime, seria morto e seu corpo seria a enterrado na própria casa para servir de lição para os demais.
Essas leis de Hamurabi tambémsão conhecidas como Lei de Tabelião, que é muita conhecida como OLHO POR OLHO E DENTE POR DENTE. Ou seja, se alguém cometeu algum ato contra uma pessoa essa pessoa também tem o direito de cometer omesmo ato contra seu agressor.
O lado POSITIVO dessas leis é que eram rígidas e por muitas vezes temidas, a maioria dos delitos eram pagos com a própria vida; que de certa forma poderiam causar certoreceio ao delinquente fazendo – o assim então desistir do crime temendo a vida. Mantendo assim um equilíbrio na sociedade apesar de ser uma medida muito violenta de se manter a paz.
Ao contrário doque podemos observar na Constituição Federal nos dias de hoje que prima pelo direito à vida.

O objetivo deste código era homogeneizar o reino juridicamente e garantir uma cultura comum. Na suaconclusão, Hamurabi afirma que elaborou o conjunto de leis "para que o forte não prejudique o mais fraco, a fim de proteger as viúvas e os órfãos" e "para resolver todas as disputas e sanar quaisquerofensas”. Só que essa tão sonhada paz era buscada de uma forma muito violenta, no qual muitas das punições era a morte! Essa lei também era conhecida como lei de Talião; O termo talião é originado do...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Código de Hamurabi
  • O Código de Hamurábi
  • codigo de hamurabi
  • código de hamurabi
  • codigo de hamurabi
  • Código de hamurábi
  • Código de Hamurabi
  • Código de hamurábi

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!