Codiano escolar formação docente

Páginas: 5 (1150 palavras) Publicado: 12 de abril de 2013
INTRODUÇÃO


Através deste trabalho quero transmitir meu conhecimento do Cotidiano Escolar, As rigorosidades metódica, A reflexão critica sobre a prática, o que é ser um Professor reflexivo e o Professor pesquisador, A tomadas consciente de decisões , A formação do educador no contexto de mudança: novas competências para ensinar, Escola Inclusiva, Educação Inclusiva: O que é?DESEVOLVIMENTO




Conhecimento do Cotidiano Escolar




Para conhecermos o ambiente escolar é necessário sermos professores pesquisadores e reflexivos, ou seja, temos que pesquisar as causas para obtermos a solução dos problemas.
A tarefa docente do professor não é apenas ensinar os conteúdos, mas também a pensarcerto, o professor deve procurar a conhecer a realidade da sua turma para planejar a sua aula, para que haja uma boa absorção do assunto por toda turma.




Rigorosidade Metódica




O papel do professor é fazer a relação entre teoria e prática, todo momento. Aproveitando o máximo, o espaço oferecido pela instituição e o cronograma oferecido para desenvolver o planejamento diário,habituando os alunos a rotina das atividades e não ser um professor rotineiro de sua práticas. O professor dever aproveitar todas as possibilidades para melhorar as suas aulas e para que se torne dinâmica e monótona.




Ensinar exige reflexão crítica sobre a prática




A prática docente, crítica, implicante do pensar certo, envolver o movimento dinâmico, dialético, entre o fazer e o pensar.É pensando criticamente a prática de hoje ou de ontem que se pode melhorar a próxima prática. O professor tem a ação, reflete,pensa e transforma a ação.




Quem é o professor reflexivo




É aquele que pensa no que faz, que é comprometido com a profissão e se senti livre para tomar decisões e tem suas próprias opiniões.O professor reflexivo adaptar-se a própria situações e atende opotencial de um profissional. Este profissional da Educação pode utilizar numa mesma turma praticas diferentes de acordo com a necessidade de cada grupo.


Professor Pesquisador




A realidade é que o professor pesquisador é aquele que pesquisar ou que reflete sobre a sua prática. É aquele que pesquisar os conteúdos e as necessidades da sua turma, que se preocupa de como os alunosirão absorve o conhecimento desejado por ele.




Ensinar exige tomada consciente de decisões




A educação não vira ser política por causa da decisão deste ou daquele educador. Ela é política. A raiz mais profunda da politicidade da educação se acha na educabilidade mesma do ser humano, que se funda na natureza inacabada e da qual se tornou consciente.
Para que a educação fosseneutra era preciso que não houvesse desacordo nenhum entre as pessoas com relação aos modos de vida individual e social, com relação ao estilo político a ser posto em prática, aos valores a serem encarnados. Era preciso que não houvesse em nosso caso, por exemplo, nenhuma discordância em face da fome e da miséria no Brasil e no Mundo, era necessário que toda população nacional aceitasse mesmo queelas, miséria e fome, aqui e fora daqui, são uma fatalidade do fim do século. Era preciso também que houvesse resultado de acordo comum na forma de enfrentá-las para superá-las.
A professora democrática, coerente, competente, que testemunha seu gosto de vida, sua esperança no mundo melhor, que atesta sua capacidade de luta, seu respeito as diferenças, sabe cada vez mais o valor que tem para amodificação da realidade, a maneira consciente com que se vive sua presença no mundo de que sua experiência na escola é apenas um momento, mas um momento importante que precisa ser autenticamente vivido.




Formação do educador num contexto de mudanças: novas competências para ensinar.




“Educadores, onde estarão? Em que covas terão se escondido?Professores, há aos milhares....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Supervisão escolar e a formação docente
  • O conhecimento escolar, a formação docente e o enigma do mestre
  • Gestão escolar: organização da htpc e a formação contínua dos docentes
  • Gestão Escolar: desafio para a formação continuada do corpo docente
  • formação docente
  • Formação docente
  • Formação docente
  • Formação de docentes

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!