Coctrab

1558 palavras 7 páginas
Matemática Básica
Prof. André Luís Corte Brochi

UNISEB Centro Universitário

7/2/2013

Apresentação do Professor
• Mestre em Estatística • Graduado em Matemática • Especialista em Metodologia do Ensino Superior • Atuação acadêmica em diversos cursos (áreas variadas) lecionando Matemática e Estatística
2

Plano de Ensino

3

Objetivos
• Resgatar os conceitos de matemática do ensino médio necessários ao efetivo acompanhamento das disciplinas do curso. • Relacionar e aplicar os conceitos de matemática do ensino médio e de nível superior na resolução de problemas específicos de sua profissão.

4

Conteúdo Programático (geral)
Estudo de Funções. Definição e notação; Domínio; Imagem; Gráfico; Crescimento de uma função; Função do 1º grau; Equação de 1.o grau; Função do 2º grau; Equação de 2.o grau; Aplicações de funções em Administração e Economia.

5

Limites de Funções Definição e propriedades; Cálculo do limite. Limites Laterais e existência do Limite; Propriedades Operatórias do Limite; Limites e Continuidade de Funções;

6

A função Derivada. Coeficiente Angular; Definição e Cálculo; Definição de Derivada. Representação Gráfica e Reta Tangente num ponto;

7

Técnicas de Diferenciação. Propriedades Operatórias da Derivada Regras da Soma e Subtração; A derivada do produto e do quociente de duas funções; Composição de funções. Derivada de função composta (regra da cadeia) Aplicações das derivadas: otimização de funções (máximos e mínimos)

8

Bibliografia Básica
LEITHOLD, L. Matemática Aplicada à economia e administração. Harbra, 2001. TAN, S. T. Matemática aplicada à administração e economia. Pioneira Thomson Learning, 2001.

9

Bibliografia Complementar
DEMAMA, F; WAITS, B. K.; FOLEY, G. D.; KENNEDY, D. Pré-cálculo. São Paulo: Addison Wesley, 2009. GOLDSTEIN, L. J.; LAY, D. C.; SCHNEIDER, D. I. Matemática Aplicada: economia, administração e contabilidade. 8. ed. Porto Alegre: Bookman, 2000.

10

PUCCINI, A. L..

Relacionados