Coca cola
O texto tem como finalidade a análise SWOT de uma das maiores empresas de bebidas não alcoólicas do mundo, The Coca-Cola Company. Por se tratar de uma empresa altamente visada e copiada os dados são de diversas fontes. Veremos a sua história de nascimento e ascensão no mercado mundial, demonstraremos percentualmente seu crescimento em 2009 e 2010 em questão de consumo, sua oportunidade que tem como base sua diversificação, quais são as polêmicas em torno da empresa e concorrência na participação do mercado brasileiro.
Observamos que os investimentos da empresa para se manter na frente de seus concorrentes e manter a marca em ascensão são altos mesmo se falando de uma marca que se vende por si só pela sua popularidade, a marca continua atuando no mercado não por questão de sorte, mas de muito planejamento.
Palavra chave: Coca Cola, Coca Cola Brasil, Marca Coca Cola
Historia
Em 1886, enquanto a Estátua da Liberdade é erguida em Nova Iorque, John Pemberton, um farmacêutico de Atlanta, cria uma bebida que se tornaria outro grande símbolo americano. Assim como outros inventos que entraram para a história, a criação de Pemberton é motivada pela curiosidade. O farmacêutico, que adorava manipular fórmulas medicinais, ao pesquisar a cura para dores de cabeça faz uma mistura líquida de cor caramelo. Leva a mistura para uma farmácia, a Jacob's Pharmacy, onde o xarope, misturado à água carbonatada (gasosa), é oferecido aos clientes, que consideram a bebida muito especial. A farmácia coloca o copo do produto à venda por US$ 0,05. Frank Robinson, contador de Pemberton, batiza a bebida de Coca-Cola, escrevendo o nome em sua própria caligrafia. Desde então, o nome Coca-Cola é escrito da mesma maneira. E a data oficial de nascimento da Coca-Cola fica sendo 8 de maio de 1886 - data em que foi lançada na Jacob's Pharmacy. Nos primeiros anos são vendidos aproximadamente 9 copos (237 ml) de Coca-Cola por dia. Um século depois, a empresa The Coca-Cola Company já havia