Cocaína

Páginas: 2 (315 palavras) Publicado: 20 de abril de 2013
Ananda Vicentini; Diego Domingos Machado; Vitória Siqueira Moraes. 2º ano A Fundamentos Científicos e Tecnológicos – Química Michele E. Montibeller SENAI – Tijucas 2013

Cocaína é um alcalóideusado como droga, derivada da planta coca, com efeitos anestésicos e com o uso continuado, pode causar outros efeitos indesejados como dependência, hipertensão arterial e distúrbios psiquiátricos. Aprodução da droga é realizada através de extração, utilizando como solventes álcalis, ácido sulfúrico, querosene e outros. Seu nome científico é Erythroxilon coca. Também é conhecida como coca, pódourado, neve ou "senhora".

A cocaína interfere na ação de substâncias que existem no nosso cérebro, os "neurotransmissores", como a dopamina e a noradrenalina. A cocaína eleva a quantidade dessassubstâncias, porque ela inibe a captação pelo neurônio, aumentando a concentração desta substância na fenda sináptica, isto é, no espaço entre os neurônios nos quais se processa a neurotransmissão. Comisso, todas as funções que esses neurotransmissores possuem ficam amplificadas e podem também aparecer ações que não existem nas concentrações normais. Com a ingestão da cocaína ocorre uma sensação deeuforia e prazer.

Ela produz aumento das atividades motoras e intelectuais, perda da sensação de cansaço, falta de apetite, insônia. Em uma dose exagerada (overdose) aparecem sintomas deirritabilidade, agressividade, delírios e alucinações. Pode ocorrer também aumento de temperatura e da pressão arterial. Este excesso pode levar até à morte, que ocorre por convulsões, falência do coração oudepressão do centro controlador da respiração. Se a droga for usada pela via endovenosa ou respiratória os efeitos são quase imediatos. Isto porque ela vai direto para o cérebro, sem passar pelo fígado,onde é degradada. Isto provoca aumento da probabilidade de overdose.

1. Oportunidade para experimentar; 2. O uso de drogas pode ser visto como algo excitante e ousado; 3. Uma grande ferramenta...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Cocaína
  • O que é a cocaina
  • Cocaína
  • Cocaina
  • cocaina
  • Cocaina
  • Cocaina
  • Cocaina

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!