Cobreamento de objeto meálico

646 palavras 3 páginas
SOCIEDADE DE EDUCAÇÃO NOSSA SENHORA DO PATROCÍNIO S/S LTDA – SENSP
CENTRO UNIVERSITÁRIO NOSSA SENHORA DO PATROCÍNIO - CEUNSP

RELATÓRIOS – AULAS PRÁTICAS

Nome do aluno: Claudino da Silva Siqueira N°24

Relatórios apresentados para obtenção de créditos na disciplina de química tecnológica II, ministrada pela professora Andrea Varsone Carreri do curso de Engenharia Civil da Faculdade de Salto

2º SEMESTRE DE 2012
Cobreamento em objeto metálico

Objetivo

Esta experiência tem como objetivo observar o efeito da corrente elétrica em uma reação química.

Introdução

No processo de Cobreamento, as peças metálicas são revestidas com uma camada do metal cobre; Elemento metálico de cor vermelha-pardo, brilhante, maleável e dúctil, mais pesado que o níquel e mais duro que o ouro e a prata.
Banhos de cobre Antes da deposição dos metais nobres, faz-se dois tipos de processos que fazem a deposição de finas camadas de cobre na peça. O primeiro o “cobre alcalino” – solução de cianeto de cobre (30 g/L), cianeto de potássio (59g/L) ou cianeto de sódio (48g/L) – servindo como uma camada protetor contra a acidez do banho seguinte (“cobre ácido”). O banho seguinte, “cobre ácido”, onde há deposição de uma camada mais espessa de cobre – solução de sulfato de cobre (1-75 g/L) e ácido sulfúrico (195 a 248 g/L), serve para nivelamento da peça, dispensando polimento e lustramento antes da niquelação.
Cobre Alcalino: Os banhos de cobre alcalino são utilizados para fins decorativos em múltiplas aplicações, para cobrear no interior dos furos das placas de circuitos internos e para evitar a cementação em áreas indesejadas, já que onde há camada de cobre não pode haver cementação.
Cobre Ácido: Aplicado sobre as peças de ferro, metais ferrosos e não ferrosos, conferindo às peças um aspecto decorativo, ótimo brilho e nivelamento. Complementando o banho de cobre alcalino,

Relacionados