cobre e as suas ligas

Páginas: 3 (698 palavras) Publicado: 5 de janeiro de 2014
521051- Técnico/a de Manutenção Industrial de Metalurgia e Metalomecânica

UFCD- 6588 Tecnologia e Propriedades dos materiais

Tema:
Cobre e as suas ligas


Nome do Formando: RomeuNascimento Antunes

Técnico de Formação Professor: José Costa


1- Índice
2-

3- Introdução
Neste trabalho eu vou falar sobre o cobre e as suas ligas e também vou falar de algumas características docobre.


4- Cobre e as suas ligas
O cobre é um metal de número atômico 29, que é encontrado na natureza, principalmente nos minerais calcocita, calcopirita e malaquita, além de também estarpresente no mineral turquesa. Seu nome vem da palavra romana cuprum, que por sua vez é derivado de cyprium, que é o nome utilizado para Chipre, que tinha sido a principal exportadora deste metal. Apalavra cobre assemelha-se mais com copper, que é cobre em inglês.
Não se sabe exatamente quando esse metal foi descoberto, mas a primeira menção dele foi feita no livro bíblico de Gênesis 4:22, no qual serelata que Tubalcaim, filho de Zilá com Lameque,  era “mestre (ou forjador) de toda a obra de cobre e ferro.
Mas, o cobre ganhou maior destaque a cerca de 7000 anos atrás, por volta de 3000 a.C,na era do bronze, quando se descobriu que com ele podia-se formar ligas metálicas. Os povos do Egito, Mesopotâmia e dos vales hindus já estavam familiarizados com ele. O acréscimo de estanho ao cobreforma uma liga de maior resistência frente à corrosão pela água e pelo ar, que é o próprio bronze. Também quando se adiciona zinco ao cobre, forma-se o latão que, assim como o bronze, é mais durável queo metal puro.Hoje em dia, existem mais de mil tipos de ligas com o elemento cobre.
O cobre, junto com o ouro e a prata, era a base das moedas de circulação no mundo antigo. Obviamente, ele era omenos valioso destes três. Atualmente, ele ainda é usado na fabricação de moedas, mas geralmente na forma de liga monetária (liga metálica formada por 75% de cobre e 25% de níquel).




Assim, o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Cobre e suas ligas
  • Cobre e suas ligas
  • Cobre e suas ligas
  • Cobre e suas ligas
  • Cobre e suas ligas
  • Cobre e suas ligas
  • Cobre e suas ligas
  • O cobre e suas ligas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!