cobranca

Páginas: 2 (473 palavras) Publicado: 29 de setembro de 2013
O credor tem todo o direito de cobrar a dívida, o que ele pode fazer ?
Ele pode cadastrar o nome do devedor no SPC e SERASA, mandar cartas, telefonar e entrar com processo judicial decobrança.  (Estes são os direitos do credor!)

Nós temos o direito de ligar para o devedor quantas vezes quisermos, a qualquer dia, horário, inclusive para o seu trabalho ?

Não tem não!Lembre-se de que “o direito de um termina onde começa o do outro!” A pessoa tem direito a privacidade e ligar para sua casa sem sua autorização é invadir sua privacidade. Ligar para o trabalho,conhecidos ou para vizinhos expondo à dívida para outras pessoas é caso de dano moral - Leia mais em É crime fazer o devedor passar vergonha)


Como evitar as cobranças abusivas? Entre na Justiça pedindouma ordem judicial por ‘obrigação de não fazer’ !

As pessoas costumam falar muito sobre a ‘obrigação de fazer’ a qual consiste no pedido judicial para que a justiça determine a alguém que façaalgo.

Todavia, muitos desconhecem que a lei também traz a ‘obrigação de não fazer’.

Portanto, o consumidor que se sentir perturbado em sua privacidade e sua moral pelas constantes ligações decobrança, tem todo o direito de entrar na justiça com uma ação por ‘obrigação de não fazer’ para exigir contra a empresa de cobrança e contra o credor que parem de lhe ligar e que o juiz fixe uma multadiária de um salário mínimo (por exemplo) por cada vez que descumprirem a ordem judicial e ligarem.

Como provar as ligações? Exija da companhia telefônica a discriminação das ligações realizadaspara o seu número!

Em caso de ligações para vizinhos, conhecidos e para o trabalho, basta pegar testemunhas e entrar com uma ação por danos morais pelo fato das ligações e da exposição terem lhecausado constrangimento!

Quais bens podem ser penhorados para pagar dívidas ?

Ações de cobrança na justiça, sao realizadas somente em casos de dívidas de financiamentos de imóveis,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • cobrança
  • Cobrança
  • cobrança
  • Cobranca
  • cobrança
  • cobrança
  • cobrança
  • cobrança

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!