Cobrança de inadimplentes

Páginas: 8 (1984 palavras) Publicado: 7 de novembro de 2012
A Lei nos faculta a lançar pessoas inadimplentes nos cadastros dos bancos de dados do SPC e/ou SERASA logo no 1º dia de inadimplência. No entanto nas unidades da rede fazemos este procedimento após 60 (sessenta) dias de inadimplência.
Durante o período de 60 dias o setor de cobrança realiza a tentativa de recuperação de valores, após este período esse alunos são lançados no SERASA.
Pararealizar o lançamento no SERASA é necessário nos certificar que a dívida é real, verificando inicialmente no CORP ou SPONTE se os valores são realmente devidos. Consultamos informações como a frequência, as parcelas/multa em aberto, notas e informações no histórico/follow up.
Devido à importância venho repetir o quanto é importante manter essas informações corretas: lançamento de faltas e presença,baixa de parcelas, negociações, rescisões de contrato, etc. Informações erradas podem levar o setor de cobrança, as escolas e no próprio lançamento no SERASA a cobrar valores indevidos.
Por lei... "O consumidor cobrado em quantia indevida tem direito à repetição do indébito, por valor igual ao dobro do que pagou em excesso, acrescido de correção monetária e juros legais, salvo hipótese de enganojustificável..."
...“Então se o consumidor receber uma cobrança indevida ficará por isso mesmo? Não. Simplesmente deverá ignorar a cobrança e caso a empresa persista no erro e causar algum dano (ex: negativação indevida) poderá exigir judicialmente o ressarcimento pelos danos causados (moral e materialmente), nos termos do art. 186 c/c art. 927 do Código Civil.”(http://www.direitodoconsumidor.org/2011/09/cobranca-indevida-no-cdc-art42.html)
Após consulta de informações no nosso sistema montamos os “kits SERASA” onde consta cópia do contrato e de pautas que comprovam efetivamente o vínculo contratual e a prestação de serviços. De posse desses dados do sistema e de informações documentais (contrato e pautas) fazemos o lançamento no site do SERASA e também no histórico/follow up dos alunos.São lançados no SERASA valores devidos até a data do lançamento no site. Por vezes lançamos alunos que ainda estão estudando e tem parcelas e/ou multas ainda a vencer e essas parcelas/multa não são lançadas, mesmo devidas pela continuidade da frequência. Não podem ser lançadas porque não são devidas na data de lançamento no site, mas no ato do pagamento na escola devem ser cobradas em suatotalidade e com multa e juros, mas vamos tratar de desses detalhes abaixo.
Vale lembrar que por lei todo inadimplente lançado no SPC/SERASA deve ser comunicado antecipadamente de sua possível inclusão, dando-se um prazo para que ele possa quitar a dívida antes de ser lançado efetivamente na base de dados do SERASA. Esta comunicação é feita através de uma carta chamada “CARTA-COMUNICADO” e no texto damesma, além da identificação e telefone da empresa que ele está devendo, é dado um prazo de 10 (dez) dias a partir da expedição da carta para que o aluno ou a própria instituição informe sobre a quitação da dívida e o aluno não seja lançado efetivamente no SERASA.
O envio da CARTA-COMUNICADO é por lei obrigação do SPC/SERASA e não do credor. No entanto o sucesso na entrega depende em grandeparte da informação correta do endereço do aluno, portanto reforço aqui a importância de cadastrar endereços corretos e completos nos contratos impressos.
Os inadimplentes lançados no cadastro do SERASA terão seu nome e dados da dívida mantidos neste cadastro por um período máximo de 05 anos. Após este período automaticamente é retirado pelo SERASA.

ORIENTAÇÕES SOBRE PAGAMENTO RECEBIMENTO,NEGOCIAÇÕES E RETIRADA DO SERASA/SPC.
- Os valores lançados no site do SERASA são valores contratuais, isto é, o valor da(s) parcela(s) e/ou multa, sem a multa 2% e os juros de 1% ao mês. A atualização dos valores é feita no ato do pagamento ou acordo. No caso de parcelas de renegociações elas serão lançadas no valor que constar no termo de renegociação e no sistema. A atualização dos valores é...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Cobrança
  • cobrança
  • Cobrança
  • cobrança
  • Cobranca
  • cobranca
  • cobrança
  • cobrança

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!