Cobit WebInar

2807 palavras 12 páginas
Eduardo Fagundes – Webinar sobre COBIT 4.0
Aula 1
Com a globalização a concorrência está mais intensa. Empresas chinesas tomando conta das manufaturas em indústria após indústria.
Companhias indianas prestam mais e mais serviços. Concorrentes pequenos e ágeis de todas as partes do mundo apossam-se de nicho após o outro em seus mercados. Para prosperar nesse cenário, e não apenas sobreviver, é necessário criar um alicerce tecnológico. A tecnologia permite executar de modo eficiente e confiável as operações centrais. Como parte integrante das operações a TI tornou-se um ativo importante na empresa, não podendo ser mais encarado como uma despesa. Uma organização de TI eficiente proporciona um alicerce para a agilidade nos negócios. Esse alicerce consiste na infraestrutura de TI e em processos de negócios digitalizados que automatizam as capacidades centrais de uma empresa. Uma governança de TI bem elaborada e implantada garante o sucesso das iniciativas da TI.
A governança de TI está fortemente associada com a governança corporativa e é fundamental para empresas que tem ações em bolsas de valores ou que planejam lançá-las. A governança deve oferecer o alinhamento com os negócios, uma organização eficiente e controles robustos. Uma organização eficiente de TI deve ser responder de forma consistente as seguintes perguntas por área:
Questões gerenciais sobre planejamento
1. A área de TI e as áreas de negócios têm estratégias alinhadas?
2. A empresa atinge um nível ótimo de uso dos recursos de TI?
3. Todos os empregados da empresa conhecem e entendem os objetivos de TI?
4. Os riscos de TI são entendidos e gerenciados?
5. A qualidade dos serviços de TI é apropriada para as necessidades da empresa? Avaliação, Estratégias e Governança de TI
Questões gerenciais sobre a implantação
1. Os novos projetos de TI oferecem soluções que atendem as necessidades dos negócios?
2. Os novos projetos de TI são entregues dentro dos prazos e orçamentos? 3.

Relacionados

  • Inovações tecnológicas
    14401 palavras | 58 páginas
  • PIM III Gestão de TI 2014
    12455 palavras | 50 páginas