COAGULOGRAMA COMPLETO TAP + PTT + TS - TC + PROVA DO LAÇO.

3299 palavras 14 páginas
ORDEM DO TRABALHO: COAGULOGRAMA COMPLETO TAP + PTT + TS - TC + PROVA DO LAÇO.

Coagulograma é um conjunto de provas, que podem ser solicitadas por médicos e dentistas para analisar e detectar alterações no tempo de coagulação do sangue.
O conjunto de exames podem ser solicitados como um todo ou individualmente de acordo com a nessecidade médica.
Os exames que compõem o coagulograma são:
Tempo de Sangramento (TS)
Tempo de Coagulação (TC)
Tempo de Ativação da Protrombina (TAP)
Tempo de Ativação Parcial da Tromboplastina (KPTT ou TTPA)
Número de Plaquetas
Esses exames são muito importantes principalmente no pré-operatório de cirurgias de médio e grande porte, são fundamentais quando o paciente apresenta histórico de sangramentos repentinos ou de doenças que alteram a coagulação.
Também são solicitados quando um paciente for picado por algum animal ou inseto que possui toxina que altera a hemostase (coagulação). Importante salientar que nesses casos o animal ou inseto deve ser capturado e levado ao hospital junto com o paciente para ser realizado tratamento mais eficaz, caso não seja possível é realizado coagulograma para avaliar a ação da toxina.
Existem inúmeras doenças relacionadas a coagulação do sangue e por isso o coagulograma é muito solicitado na prática da clínica médica.
Um coagulograma Normal deve apresentar os seguintes valores de referência:
TS – 1 a 4 minutos
TC – 4 a 10 minutos
TAP – 10 a 14 segundos
TTPA – 24 a 40 segundos
PLAQUETAS – 150 a 400 mil/mmc
Lembrando que estamos falando de sangue que é um tipo de tecido conjuntivo na forma líquida, produzido na medulaóssea, mas também pode ser produzido no baço e gânglios linfáticos. A produção de sangue recebe o nome deHematopoiese e se configura com aproximadamente 34% de elementos figurados (Hemácias, Leucócitos e Plaquetas) e 66% de Plasma.
Uma das doenças mais famosas e nessecita dos testes de coagulograma é a Dengue, que interfere diretamente na coagulação e na

Relacionados