Coachinh como ferramenta para capacitação das equipes de vendas

1326 palavras 6 páginas
Coaching, uma poderosa técnica de vendas

Durante muitos anos as técnicas de vendas mais usadas foram desenvolvidas sobre modelos de vendas de produtos e serviços de baixo valor agregado. Estes métodos foram adaptados para todos os tipos de vendas, inclusive as de maior valor agregado, e em muitos segmentos de mercado perduram até hoje.
Com a necessidade de novas competências para um novo ambiente econômico, a partir do final dos anos 80 com base em estudos conduzidos por especialistas e subsidiados por recursos de multinacionais nasceram técnicas focadas em vendas de valor agregado como o SPIN e a abordagem consultiva.
Na área de desenvolvimento humano e organizacional neste mesmo período expandia-se o coaching como uma metodologia muito prática que propiciava maior foco, alinhamento de valores, consciência das escolhas e estímulo a ação.
Aos poucos profissionais que trabalhavam com coaching oriundos da área comercial começaram a perceber no segmento de vendas de valor agregado a potencialidade do uso das técnicas consultivas de vendas com as ferramentas de coaching.
A seguir relacionamos algumas técnicas usadas por profissionais de coaching que potencializam as técnicas de vendas de soluções com valor agregado.

Rapport - empatia total com o cliente
No processo de vendas rapport significa criar uma relação de confiança e harmonia na qual o cliente fica mais aberto a trocar informações e aceitar sugestões do profissional de vendas.
Os profissionais de venda que sabem usar estas técnicas criam relacionamentos saudáveis e duradouros que se tornam barreiras de entrada a todos os concorrentes.

Posições perceptivas - sentindo como cliente pensa.
Posição perceptiva é uma perspectiva particular ou ponto de vista a partir do qual a pessoa percebe uma situação ou um relacionamento. O ideal é circular pelas posições para ter uma visão diferenciada e contribuir de uma forma mais efetiva para a negociação
A 1ª posição é a sua posição ou a posição do

Relacionados