Coaching nas organizações

Páginas: 11 (2653 palavras) Publicado: 14 de maio de 2011
Introdução

Nesta era competitiva, todo profissional sabe que é fundamental adquirir novos conhecimentos e aperfeiçoar os existentes em seu repertório intelectual. Para isso, quase que a todo momento, alçamos metas tangíveis e também objetivos gran-diosos que nos estimulam - e, algumas vezes, também nos desanimam - por se distanciarem da atual situação e dos recursos disponíveis no momento.Alcançar esses objetivos faz parte da rotina do profissional, entretanto nem todos sabem como fazê-lo com sucesso e eficácia. O Coaching é uma forma de ajudar as pessoas a atingir o seu melhor.
A atividade cresce de forma desenfreada pelo mundo, que exige cada vez mais profissionais capacitados.

Contexto Histórico

Na antiguidade, o filósofo Sócrates costumava reunir todos os dias seusdiscípulos na Ágora (o antigo mercado de Atenas) para discutir assuntos existenciais e filosóficos de maneira descontraída, sem prazos ou horário para acabar. Sócrates nunca escreveu uma linha sequer. Após sua morte seus pensamentos foram reunidos por Platão, um dos seus discípulos, em seus famosos diálogos. Seu objetivo básico era de desenvolver as pessoas de sua comunidade, aumentando suas capacidadescognitivas para fazê-las buscar o aprendizado de forma proativa.
No século XIX, o termo passou a ser utilizado por alunos universitários para mencionar e reconhecer aqueles professores que mais se distinguiam na orientação dos seus pupilos. Mais tarde, no final do mesmo século, o termo foi utilizado para se referir a um orientador particular que preparava os alunos para as avaliações, isto é, umprofessor que reforçava o aprendizado do aluno sem vínculo com a universidade. O coaching como conhecemos hoje surgiu apenas na década de 1950, quando foi associado ao contexto organizacional, no qual o gestor tinha um papel fundamental no desenvolvimento profissional e pessoal dos subordinados, em uma relação de mestre-aprendiz.
O termo coach vem do inglês e significa treinador, técnico,ensinar, treinar ou preparar pessoas. Ainda hoje, esse termo lembra o espírito de parceria íntima e de responsabilidade mútua tanto nos esportes (o treinador da equipe) quanto no meio organizacional.
Após mais de 2500 anos, o método de trabalho de Sócrates está se transformando em uma das mais importantes ferramentas dos executivos de Recursos Humanos. O filósofo é o grande inspirador do coaching.Hoje a profissão movimenta cerca de 2,4 bilhões de dólares e cresce 20% ao ano, ritmo que espantoso que tende a acompanhar o mercado financeiro.
No Brasil, o Coaching chegou na década de 90 por intermédio de empresas multinacionais que o aplicavam em seus executivos. Houve resultados positivos e melhoras significativas – tanto para a empresa quanto para o executivo. O processo foi tão bem aceito quehoje o Brasil possui mais de 2000 coaches (segundo a Sociedade Brasileira de Coaching) e seu crescimento girou em torno de 300%. No mundo, no total, existem mais de 16.000 coaches.

O Coaching nas organizações

O Taylorismo trouxe ao mundo a eficácia nos processos de produção no que tange a divisão minuciosa do trabalho. Neste período a atividade era quase que somente braçal – deixando aparte intelectual para o capitalista.
A era da informação mudou radicalmente esse cenário. O trabalho deixou de ser repetitivo e especializado para ser criativo e inovador. Seu foco passou a ser o trabalho mental.
O trabalhador deixou de ser somente um gasto na folha de pagamento e passou a assumir caráter singular, integrando as decisões organizacionais e contribuindo com idéias e formas demelhorar seu trabalho.
Com a competitividade aumentando uma grande preocupação das organizações é como reter talentos e extrair o melhor deles, isto é, como obter elevados retornos do capital humano por meio do desenvolvimento e do treinamento – que deixou de ser tarefa apenas do setor de T&D para se transformar em uma preocupação de todo o contexto da organização.
É neste contexto que se...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Coaching nas Organizações
  • Coaching nas organizações
  • Coaching nas organizações
  • Coaching nas organizações
  • Coaching nas organizações
  • O Processo de Coaching nas Organizações
  • Coaching como ferramenta de aumento de performance das organizações
  • O coaching como ferramenta poderosa para o sucesso das organizações que promovem a gestão de pessoas.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!