Co-relação: globalização, novas tecnologias e o mundo do trabalho.

Páginas: 18 (4460 palavras) Publicado: 10 de maio de 2011
ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO MÉDIO EMÍLIO MEYER
ESCOLA DE DESENVOLVEDORES DE SOFTWARES

MICHEL F. ÁVILA MACHADO



CO-RELAÇÃO: GLOBALIZAÇÃO, NOVAS TECNOLOGIAS E O MUNDO DO TRABALHO.



PORTO ALEGRE
2007

MICHEL F. ÁVILA MACHADO

CO-RELAÇÃO: GLOBALIZAÇÃO, NOVAS TECNOLOGIAS E O MUNDO DO TRABALHO.Trabalho de conclusão da disciplina Ciências Humanas I, da turma de programadores, turno tarde, do Curso de Qualificação Profissional em Desenvolvimento de Softwares.

PROFESSOR (A): DENISE FERRARI DUTRA

PORTO ALEGRE
2007

RESUMO:

Este artigo descreve as mudanças impostas pela globalização ao mercado de trabalho
Mundial, e as características dessas mudanças nos países emdesenvolvimento e.
Desenvolvidos.

Palavras-chave:
Globalização, Novas Tecnologias e o Mercado de Trabalho.

INTRODUÇÃO:

Muito se tem discutido a respeito do fenômeno de desemprego, o fato é que hoje á pelo menos um consenso, de que o problema é real e está crescendo por todos países sem distinção. O problema do desemprego é atualmente de âmbito mundial e preocupa tantos os países desenvolvidoscomo os paises emergentes, apesar de possuírem causas diferentes todos sentem a reestruturação que o mercado de trabalho mundial sofreu. Salvo raras exceções, todas as sociedades são afetadas com a falta de emprego e os problemas sócios decorrentes deste fenômeno.


CONCEITOS

GLOBALIZAÇÃO

Globalização é um dos processos de aprofundamento da integração econômica, social, cultural, política,com o barateamento dos meios de transporte e comunicação dos países do mundo no final do século XX e início do século XXI. É um fenômeno observado na necessidade de formar uma Aldeia Global que permita maiores ganhos para os mercados internos já saturados.
A rigor, as sociedades do mundo estão em processo de globalização desde o início da História. Mas o processo histórico a que se denominaGlobalização é bem mais recente, datando (dependendo da conceituação e da interpretação) do colapso do bloco socialista e o conseqüente fim da Guerra Fria (entre 1989 e 1991), do refluxo capitalista com a estagnação econômica da URSS (a partir de 1975) ou ainda do próprio fim da Segunda Guerra Mundial.
As principais características da globalização são a homogeneização dos centros urbanos, a expansãodas corporações para regiões fora de seus núcleos geopolíticos, a revolução tecnológica nas comunicações e na eletrônica, a reorganização geopolítica do mundo em blocos comerciais (não mais ideológicos), a hibridização entre culturas populares locais e uma cultura de massa universal, entre outros.

NOVAS TECNOLOGIAS

Lemos, com freqüência, que as novas tecnologias estão provocando profundasmudanças em todas as dimensões da nossa vida. Elas vêm colaborando, sem dúvida, para modificar o mundo. A máquina a vapor, a eletricidade, o telefone, o carro, o avião, a televisão, o computador, as redes eletrônicas contribuíram para a extraordinária expansão do capitalismo, para o fortalecimento do modelo urbano, para a diminuição das distâncias. Mas, na essência, não são as tecnologias que mudama sociedade, mas a sua utilização dentro do modo de produção capitalista, que busca o lucro, a expansão, a internacionalização de tudo o que tem valor econômico.
Os mecanismos intrínsecos de expansão do capitalismo apressam a difusão das tecnologias, que podem gerar ou veicular todas as formas de lucro. Por isso há interesse em ampliar o alcance da sua difusão, para poder atingir o maior númeropossível das pessoas economicamente produtivas, isto é, das que podem consumir.
O capitalismo visa essencialmente o lucro. Tanto as tecnologias -o hardware-como os serviços que elas propiciam -os programas de utilização-crescem pela organização empresarial que está por trás e que as torna viáveis numa economia de escala. Isto é, quanto maior a sua expansão no mercado mundial, mais barata se...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O IMPACTO DAS NOVAS TECNOLOGIAS NO MUNDO DO TRABALHO
  • IMPACTOS DAS NOVAS TECNOLOGIAS NO MUNDO DO TRABALHO
  • O debate sobre as implicações das novas tecnologias no mundo trabalho
  • GLOBALIZAÇÃO, REDES E RELAÇÃO MUNDO
  • Globalização e Novas Tecnologias
  • Globalização e novas tecnologias
  • Moda Globalização e Novas Tecnologias
  • Novas tecnologias em relação as pessoas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!