cnotação e denotaçao

306 palavras 2 páginas
Os sentidos denotação e conotação são muito utilizados dentro da língua portuguesa, mais cada é usado de formas diferentes dentro do texto. Onde denotação é o uso e palavras com um sentido próprio, ou seja, aquele que consta no dicionário. A linguagem denotativa é utilizada com uma função referencial, no qual o emissor busca objetividade na hora de expressar uma mensagem. Essa linguagem é encontrada geralmente em textos informativos, jornalísticos e científicos. E aquela linguagem que tem um duplo-sentido ou m sentido fora do comum é chamada de conotativa.
A todo tempo nos deparamos com a conotação e a denotação, apesar de ambas não serem classes gramaticais, mais sim recursos linguistícos, elas são muito importantes para a produção textual. A produção textual literária é a que mais utiliza desses recursos que podem ser encontrados em letras de músicas e poemas.

“Aline não se deu bem”, quer dizer que ela tentou realizar uma coisa e não conseguiu. (ex: denotativo).
“O sol é o pé e a mão/O sol e a mãe e o pai”, neste trecho de uma musica o sol foi caracterizado de forma conotativa, pois literalmente não existe essa possibilidade.
“quem está na chuva é pra se molhar”, equivale que, quando uma pessoa decide realizar uma determinada experiência, deve assumir todas as regras e consequências causadas por essa experiência. (esse também é um exemplo conotativo).
A linguagem conotativa é muito mais rica e expressiva do que a denotativa e por isso é bastante usada e explorada em textos literários, por dar novos sentidos as palavras.

http://culturapragente.blogspot.com.br/2008/03/linguagem-denotativa-e-conotativa.html http://revistaepoca.globo.com/ http://www.dicionariodoaurelio.com/Denotacao.html
http://oqueeh.com.br/denotacao-e-conotacao-definicoes-e-exemplos

Relacionados