CMS: A maior conquista do software livre na internet.

Páginas: 15 (3744 palavras) Publicado: 22 de outubro de 2013
Capítulo 2: Web em 2013 e suas tendencias.
A web como conhecemos atualmente tem inicio em 1999, com a web 2.0. Essa não é marcada por nenhuma revolução tecnológica, mas sim por uma mudança nas ideias e princípios da engenharia de software, que passa a agregar uma maior interação entre o usuário final e o criador do conteúdo, fazendo uma segunda via que permite um feedback do usuário do sistema,que agora passa a ser um gerador de conteúdo. Sendo uma quebra ao sistema antigo, no qual o usuário podia apenas fazer a leitura do conteúdo, como na “web 1.0” e suas páginas estáticas, que mais pareciam com impressos digitais impossibilitando a comunicação do leitor com o criador.
Essa mudança se deveu em muito pela criação dos comentários e avaliações, inicialmente em blogs, e posteriormenteespalhado por todos os sites, desde e-commerces a portais de noticías como os da atualidade: Globo.com, Amazon.com e Youtube.com.
As redes sociais são frutos desta Web 2.0, onde as interações com o banco de dados e o cruzamento de informações passam a ser a fonte do conteúdo mostrado. Com isso você consegue gerar sites auto suficientes de conteúdo como: Mercado Livre, Facebook e o EasyQuarto,onde o dono precisa se preocupar apenas com a manutenção do sistema, já que todo conteúdo é gerado pelos próprios usuários conforme usam o site, com um usuário único identificado por login e senha que tem seu histórico registrado para o cruzamento e seleção do conteúdo a ser mostrado.
Com estas interações podemos criar inúmeras páginas personalizadas para cada usuário, a partir de uma página daweb modelo programada buscando o conteúdo especifico no banco de dados. A chave para reconhecer essa Web 2.0 é o conteúdo sendo gerado de uma forma dinâmica.
A tendência a partir de hoje é chegarmos na Web 3.0, no qual teoricamente tudo ficaria nas nuvens (tudo ficaria no servidor) tirando a necessidade do processamento e armazenamentos de dados no cliente, permitindo que qualquer computador domundo possa ser o seu computador pessoal, já que haverá acesso a todos seus dados pessoais pela internet. O exemplo mais solido de Computação nas Nuvens atualmente é o Google Docs e Google Drive que permite a criação, edição, armazenamento, publicação e processamento de planilhas, textos e imagens independente do hardware do cliente, que fica apenas com a impressão do conteúdo.
Este sistema doGoogle é uma evolução ainda muito recente, sendo lançado em 24 de abril de 2012, mas executado pelas melhores equipes de engenharia de software do mundo, os programadores da Google, qualquer falha de segurança resultariam em uma grande mancha para o nome e marca da empresa, levando a um incalculável prejuízo financeiro.
A grande jogada da web 3.0 é você começar um projeto no seu computador de casa,a caminho do trabalho editar no seu smartphone, finalizar ao chegar no computador do trabalho e exibir no projetor do cliente, tudo sem ter que ficar transferindo os arquivos para cada plataforma independente, já que as informações estão no servidor e podem ser acessadas de qualquer lugar da internet.
A transição da web 1.0 para a web 2.0 pode ser considerada completa já que praticamente nãoencontramos sites no padrão web 1.0, e vivemos a era da web 2.0, em que a grande maioria dos sítios estão neste meio. Os sites da web 3.0 ainda são escassos e raros, mas nos próximos 5 anos devem tomar maiores proporções, principalmente pela chegada dos smartphones com acesso à internet 3G e 4G.


Capítulo 3: O CMS
A criação dos CMS (Sistema de Gerenciamento de Conteúdo, Content ManagementSystem em inglês), fez com que qualquer pessoa pudesse criar seu site mesmo sem saber programação, já que toda parte estrutural do sitio é feita pelo gerenciador, restando ao usuário da plataforma apenas configurações básicas, criação e organização do conteúdo e escolha entre templates pré modelados. Assim, de modo prático e rápido seu, site já está online para todo o mundo ver e comentar o que...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Software e internet livre
  • Comercio eletronico
  • Software livre
  • software livre
  • Software livre
  • Software livre
  • Software livre
  • Software Livre

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!