CMMI

Páginas: 6 (1299 palavras) Publicado: 10 de setembro de 2013
CMMI®(Capability Maturity Model Integration – Modelo Integrado de Maturidade e de Capacidade)
CMMI – Michel Filipe Ferreira Cordeiro

O objetivo do CMMI para Desenvolvimento é auxiliar as organizações na melhoria de seus processos de desenvolvimento e manutenção de produtos e serviços. O CMMI para Desenvolvimento é um conjunto de melhores práticas gerado a partir do Framework do CMMI 1, queapoia a Suíte de Produtos CMMI, permitindo a geração de diversos modelos, treinamentos e métodos de avaliação para áreas de interesse específicas. Uma constelação é um conjunto de componentes CMMI para uma área de interesse que inclui um modelo, seu material de treinamento e documentos relacionados a avaliações. Atualmente há três constelações 1 O Framework do CMMI é a estrutura básica que organizaos componentes do CMMI e os combina nas constelações CMMI e seus modelos.
No mercado atual, existem modelos de maturidade, padrões, metodologias e diretrizes que podem auxiliar uma organização a melhorar sua forma de fazer negócios. Entretanto, a maioria das abordagens disponíveis para melhoria tem seu foco em uma parte específica do negócio e não utilizam uma abordagem sistêmica em relação aosproblemas enfrentados por grande parte das organizações. Ao focar na melhoria de uma única área do negócio, esses modelos infelizmente têm ajudado a perpetuar as barreiras e compartimentalizações que existem nas organizações.

O CMMI ® (Capability Maturity Model ® Integration) oferece uma oportunidade de evitar ou eliminar essas barreiras e compartimentalizações por meio de modelos integradosque transcendem as disciplinas. O CMMI para Desenvolvimento consiste das melhores práticas relativas às atividades de desenvolvimento e manutenção aplicadas a produtos e serviços. Ele abrange práticas que cobrem o ciclo de vida do produto desde a concepção até a entrega e manutenção, e se concentra no trabalho necessário para construção e manutenção do produto em sua totalidade.


Para apoiar ouso da representação contínua, todos os modelos CMMI refletem os níveis de capacidade em seu design e conteúdo. Um nível de capacidade é composto por uma meta genérica (e suas práticas genéricas relacionadas como descrito na área de processo) que pode melhorar os processos da organização associados àquela área de processo. À medida que a meta genérica (e suas práticas genéricas) de cada nível decapacidade é satisfeita, podem ser colhidos os benefícios da melhoria de processo para aquela área de processo. Os seis níveis de capacidade, numerados de 0 a 5, são:
0. Incompleto.
1. Executado.
2. Gerenciado.
3. Definido.
4. Gerenciado Quantitativamente.
5. Em Otimização.

O fato de os níveis de capacidade de 2 a 5 utilizarem os mesmos termos em relação às metas genéricas de 2 a 5 éintencional, uma vez que cada uma dessas Metas e Práticas Genéricas refletem o significado dos níveis de capacidade em termos de metas e práticas que possam ser implementadas. (Consulte a primeira seção (Metas e Práticas Genéricas) da Parte II para uma descrição mais detalhada das metas e práticas genéricas).

Nível de Capacidade 0: Incompleto
Um “processo incompleto” é um processo que não éexecutado ou é executado parcialmente. Uma ou mais metas específicas da área de processo não são satisfeitas e não existem metas genéricas para este nível, já que não há razão para institucionalizar um processo executado parcialmente. CMMI para Desenvolvimento Versão 1.2 Capítulo 3 – Níveis de Maturidade e de Capacidade 35

Nível de Capacidade 1: Executado
Um processo de nível de capacidade 1 écaracterizado como um “processo executado”. É um processo que satisfaz às metas específicas da área de processo, apoiando e viabilizando o trabalho necessário para produzir os produtos de trabalho. Embora o nível de capacidade 1 resulte em melhorias importantes, elas podem ser perdidas ao longo do tempo se não forem institucionalizadas. A institucionalização, por meio da implementação das práticas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • CMMI
  • cmmi
  • Cmmi
  • Cmmi
  • Cmmi
  • Cmmi
  • CMMI
  • CMMI

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!