CMEI Carminda de Castro

672 palavras 3 páginas
Carminda de Castro: Um valor ideológico.
No mundo atual as pessoas se envolvem em tantos trabalhos e tantos afazeres que lhes faltam tempo para dar atenção e cuidados merecidos a seus filhos, havendo, porém, uma grande necessidade de prover alguma assistência adequada a essas crianças, para seu desenvolvimento satisfatório. Uma das formas de assegurar atenção às crianças é deixa-las em centros educacionais especializados nesta área.
No que diz respeito à educação infantil, é preciso assegurar o direito de brincar, criar, aprender, enfrentando os desafios de pensar a creche, a pré-escola e a escola como instâncias de formação cultural; o desafio de pensar as crianças como sujeitos de cultura e história, sujeitos sociais. (KRAMER, 2002, p. 11-13)
Um desses centros é a CMEI Carminda de Castro, criada para atender as necessidades da comunidade, proporcionando educação de qualidade para crianças de 0 a 3 anos de idade, tendo por base o desenvolvimento humano de forma harmônica, respeitando a individualidade e contribuindo assim para a infância das crianças. “Tanto a creche quanto a pré-escola tem um objetivo social, um objetivo educacional e um objetivo político” (DIDONET, 2001, p.8).
É de grande importância para a sociedade, pois oferece um ambiente seguro e acolhedor, que contemple as necessidades e especificidades das crianças, garantindo o desenvolvimento integral nos aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade.
É dever da família, da sociedade e do estado assegurar à criança e ao adolescente, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária, além de colocá-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão. (CAMPOS, 2001, p. 27)
A palavra creche, que tem origem francesa,

Relacionados