cmb.s

1220 palavras 5 páginas
1.INTRODUÇÃO São denominadas reações de oxidação toda reação que ocorre entre um composto orgânico e o elemento químico oxigênio (O), devido ao fato de haver um aumento do nox dos átomos de carbono envolvidos. A combustão é a reação de oxidação mais comum, que ocorre com qualquer tipo de composto orgânico. Nessa reação, o combustível é o composto orgânico e o comburente, é o gás oxigênio (O2).
C2H5OH + 3O2 2CO2 + 3H2O As reações de oxidação em álcoois ocorrem na presença de permanganato de potássio que são estáveis a temperatura ambiente, de cor violeta-intensa, e têm propriedade oxidantes fortes, o mais utilizado é o permanganato de potássio, KMnO4, em solução aquosa tende a decompor-se por ação da luz, com formação de dióxido de magnésio, obtido por reação do manganato potássio com cloro ou ozônico. Aplica-se como branqueamento, anti-séptico ou oxidante; ou K2Cr2O7 (dicromato de potássio ) concentrados, em meio ácido e à quente. Nessas condições, essas substâncias liberam o oxigênio nascente (O) que ataca os hidrogênios (H) ligados ao carbono da hidroxila (-OH).

OH O H O C H C OH C + H2O

2.OBJETIVO Mostrar uma reação de combustão através de uma reação de oxidação do álcool etílico.

3.MATERIAIS E MÉTODOS
Ácido sulfúrico concentrado;
Permanganato de potássio sólido;
Álcool etílico;
Algodão;
Bastão de vidro;
Vidro de relógio ou placa de Petri;
Espátula.

3.2 PROCEDIMENTO
1. No vidro relógio ou placa de Petri coloque H2SO4 e KMnO4 de modo que a distância entre eles seja muito pequena ou que o contato ocorra numa região muito pequena.
2. Amarre uma mecha de algodão no bastão de vidro e embeba-o em álcool.
3. Com um toque encoste a mecha simultaneamente no H2SO4 e o KMnO4.
4. No instante em que a mecha encoste-se ao H2S04 e no KMnO4, o álcool entra em combustão (você pode apagar a chama e repetir o

Relacionados