Cluster de bewolf

2949 palavras 12 páginas
Introdução

As empresas buscam por alta disponibilidade de seus serviços, permitindo de maneira ininterrupta o acesso às informações, possibilitando atender as necessidades de seus clientes e assim, consolidando seus negócios. O Cluster surge como uma solução para compor um ambiente computacional, realizando grandes tarefas. Trata-se de um sistema composto de um grupo de computadores que trabalham em harmonia, tornando-se um único sistema, objetivando alta disponibilidade nas aplicações e serviços, balanceamento de carga e distribuição de tarefas, mesmo que ocorra falha em um dos nós. Assim sendo, os usuários terão a sensação de estarem utilizando um único sistema, ou seja, permite uma transparência do sistema, onde, a confiança, a distribuição e a performance geral elevam-se gradativamente.

A área de aplicação dos clusters é muito diversificada. Em qualquer local onde tivermos um grande problema computacional em que o processamento paralelo seja considerado uma vantagem, pode ser indicada para utilização em um cluster. Basicamente, para qualquer aplicação que exija processamento pesado, aplicação crítica, ou seja, aplicações que não podem parar de funcionar ou não podem perder dados e na solução de diversos problemas que envolvem grande volume de processamento.

O rápido incremento de utilização da Web veio revelar algumas fragilidades nos “sites” mais visitados. Um Beowulf pode distribuir carga e aumentar a capacidade de resposta. Este tipo de funcionalidade, vulgarmente designada por "load balancing", tem tido uma procura crescente por parte das empresas que pretendem disponibilizar conteúdos a universos muito grandes de utilizadores. Nomeadamente, os problemas criptográficos são um caso particular da classe NP-completo. Estes problemas são aqueles que não são possíveis encontrar a solução do problema em tempo polinomial, mas dada um provável solução é possível determinar se é ou não solução em tempo polinomial.

A verificação

Relacionados