clube social

Páginas: 6 (1343 palavras) Publicado: 20 de outubro de 2014
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE JOÃO PESSOA - UNIPÊ



PERÁCIO MANOEL CABRAL JUNIOR
















PROPOSTA ARQUITETÔNICA DE UM CLUBE ESPORTIVO SOCIAL




















João Pessoa
2014

PERÁCIO MANOEL CABRAL JUNIOR



PROPOSTA ARQUITETÔNICA DE UM CLUBE ESPORTIVO SOCIAL




Relatório final, apresentado ao Centro Universitário de João Pessoa -UNIPÊ, como parte das exigências para a obtenção do título de graduação de Arquitetura e Urbanismo.



João Pessoa, 03 de Outubro de 2014.



BANCA EXAMINADORA




________________________________________
Prof. (Bruno Miguel Fernandes Moreira)
Orientador




________________________________________
Prof. (Ricardo Araújo)
Avaliador









1.0 INTRODUÇÃO

1.1CONSTRUÇÃO DO OBJETO DE ESTUDO


O presente trabalho trata da elaboração de um anteprojeto arquitetônico de um espaço de lazer e treinamento básico de modalidades esportivas para descobertas de novos talentos, situado no Bairro Água Fria, João Pessoa – PB, e para tal empenho destas tarefas, foi escolhido à criação de um Clube Social Esportivo.
É importantes frisar que trata se de um espaço que abrangemúltiplas atividades sociais, reunindo pessoas com a intenção de comer, beber, dançar, conversar, e treinar esportes, visando novas descobertas de atletas, dando um novo rumo e uma possível melhoria de vida, ou seja, diversão dentro de um ambiente aconchegante, relaxante e sofisticado.
O CSE consiste num complexo localizado em um ponto estratégico para atender as necessidades da populaçãoquanto à prática esportiva, lazer e vivência, da zona sul da cidade, principalmente das comunidades carentes, onde havendo essa proximidade possibilita a facilidade de deslocamento por meio de transportes públicos.
O Clube Social Esportivo é projetado para atender durante o dia, sendo um espaço com várias opções de diversões, e também é preparado para receber diversos tipos de eventos noturnos, comofestas, casamentos, entre outras comemorações, tudo agregado ao lazer e a comodidade.
















1.2 JUSTIFICATIVA


Hoje o ócio e o lazer são de grande relevância para o ser humano, pois “repara psíquica, física e socialmente o indivíduo, recompondo suas energias, ampliando inclusive sua capacidade criativa, melhorando sua autoestima e aumentando a satisfação pessoal”(CAIO, 2001, p.09).

Segundo Dumazedier,

O objetivo do estilo de vida do lazer não se limita apenas ao aumento do nível de vida, em vista de melhores padrões, mas melhorá-la em função das aspirações da pessoa; em outras palavras, reorganizar o trabalho de maneira que seja menos árduo, que mais se adapte às necessidades individuais, liberando mais tempo livre. (DUMAZEDIER, 1980, p.58-59).Esse objetivo traz uma procura por melhoria na qualidade de vida de cada um.

A vida tumultuada dos centros urbanos, o excesso de preocupação no trabalho, na relação afetiva, na família, nos afazeres domésticos, criam um ritmo mental acelerado e uma constante tensão física e emocional. Resultado: saúde debilitada, hipertensão, dor muscular, enxaqueca, insônia, negativismo, irritação, preguiçaetc.(NAIFF, 2011; apud SOUZA, 2011).

Com o ritmo da vida acelerada devido à dinâmica urbana e preocupações do trabalho, entre outras coisas, o cidadão procura cada vez mais formas de poderem relaxar e “recarregar” as energias para terem uma melhor qualidade de vida. Desta forma, com a criação de novos equipamentos de entretenimento, pode se proporcionar diversões e lazer às pessoas fazendo com querecuperem o bem-estar físico e mental causados pelos estresses da vida social e profissional.
Para começar a falar de lazer e qualidade de vida, devemos refletir sobre as classes sociais, e tomar conhecimento que a classe mais favorecida economicamente é bem menor que a menos favorecida. Sendo assim, a classe maior que seria os menos favorecidos socioeconomicamente, precisa antes de tudo de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Briefing Clube Social sabor chocolate
  • Análise Clube da Luta Psi. Social
  • Clubes de futebol como insercao social e ferramenta de consumo
  • Responsabilidade social desenvolvidas no lions clube de nova xavantina
  • clube
  • clube
  • “A ATUAÇÃO DO ASSISTENTE SOCIAL NAS CATEGORIAS DE BASE DO FUTEBOL DO CLUBE DO REMO”.
  • Clube

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!