clp zeio

1537 palavras 7 páginas
INTRODUÇÃO AO CLP Histórico

Ao final da década de 60, microcomputadores desenvolvidos com circuitos integrados eram utilizados para controle de processos industriais.
Em 1968, visando reduzir o alto custo de instalação e mão de obra das constantes modificações nas linhas de montagem comandadas a relé, a General Motors requisitou um sistema de estado sólido, com a flexibilidade de um computador e que pudesse ser mantido por técnicos da própria fábrica. Foi dado inicio ao desenvolvimento dos Controladores Lógicos Programáveis (CLP). Este sistema deveria suportar o ar poluído, as vibrações, o ruído elétrico e os extremos de temperatura, características de um ambiente industrial.
Em 1969, foram instalados os primeiros CLP, sendo mais confiáveis que os sistemas anteriores, principalmente devido à robustez de seus componentes de estado sólido quando comparados às peças eletromecânicas móveis dos relés. Os CLP permitiram reduzir os custos de materiais e mão-de-obra para instalação. A possibilidade de serem reprogramados permitiu uma maior flexibilidade para modificação dos esquemas de controle. Provavelmente a principal razão do sucesso dos CLP foi à linguagem de programação que era baseada nos diagramas ladder e símbolos elétricos normalmente utilizados pelos eletricistas.
Na década de 70, os controladores passaram a ser micro processados, tendo suas funções multiplicadas.
Na década de 80, os CLP são utilizados em redes de comunicação, realizando a troca de informações entre controladores e/ou computadores.
A partir da década de 90, os controladores lógicos programáveis tornam-se, menores, mais baratos, com maior capacidade de memória, com maior velocidade de processamento, com mais recursos de programação e permitindo interligação entre outros equipamentos aplicados a sistemas automatizados.

Conceito

É um equipamento eletrônico que possui uma memória programável pelo usuário, realizando as funções de comando e controle de processos industriais.
A

Relacionados

  • edital
    14903 palavras | 60 páginas
  • radiologia
    167195 palavras | 669 páginas