CLP - Controle Lógico Programável

Páginas: 7 (1518 palavras) Publicado: 7 de setembro de 2014
INTRODUÇÃO
Este trabalho tem a finalidade de trazer esclarecimentos de como ocorre de modo geral o funcionamento do Controlador Lógico Programável ou CLP que é basicamente um computador que executa funções especificas através de um programa criado por um ser humano. Podemos dizer que é um computador com competências diferentes daquelas de um computador comum que utilizamos no dia a dia, o qualserve para acessar a internet, fazer impressões, gravar vídeos etc.




























Ao gerenciar processos de forma automatizada, precisamos de um equipamento para controlar o nosso sistema mecânico. Em outras palavras, para que o sistema mecânico fique inteligente, precisamos de um “cérebro”, o qual conterá as informações necessárias para que o sistema“saiba” o que está fazendo.
É possível que você se depare por aí com essas duas siglas e, assim como muitas pessoas, pode acabar pensando que CLP e PLC se tratam de dois equipamentos diferentes. Para evitar confusões, basta saber que não. Ambos se tratam do mesmo equipamento, sendo a primeira sigla correspondente ao nome do equipamento em português e a segunda em inglês, conforme segue:
CLP –Controlador Logico Programável
PLC – Programmable Logic Controller
Antes de entender o funcionamento do CLP, precisamos conhecer os componentes físicos que o constituem. Veja abaixo uma explicação resumida sobre cada componente:
Memória: área do CLP onde ficam armazenadas todas as informações necessárias para que as atividades sejam executadas;
Cartão de entrada: recebe um sinal elétrico do ambienteexterno e envia para dentro do CLP;
Processador: é um chip que irá processar o programa;
Cartão de saída: envia um sinal elétrico para o ambiente externo para acionar algum equipamento;
Barramento: é uma placa eletrônica responsável por fazer a comunicação entre os componentes descritos acima;
Fonte de energia: alimentação do equipamento.
Bem, o modo como o CLP “trabalha” não é muitodiferente de como nós fazemos nossas atividades no dia a dia. O mesmo se baseia em “funções”, as quais nós também podemos chamar de “rotinas”. Vamos citar como exemplo uma sirene utilizada dentro de uma indústria para alertar aos funcionários sobre um problema emergencial. Podemos dizer que isso é uma “rotina” – toda vez que alguém apertar um determinado interruptor, a sirene irá disparar. E nós podemosutilizar um CLP para programar essa função – vamos entender como. Com a utilização de um computador, o profissional irá registrar no programa a função (ou rotina) desejada – ao acionar o interruptor, a sirene deverá disparar. Assim:
Acionar o interruptor é uma “entrada”, ou seja, o comando.
Disparar a sirene é uma “saída”, ou seja, o resultado esperado.
Nos cartões de entrada e saída, hádiversas entradas e diversas saídas, ou seja, um único CLP pode executar diversas funções. As funções (ou rotinas) nos cartões de entrada e saída são geralmente identificadas por “endereços”. Vamos dizer que os endereços, no presente exemplo, são números. Portanto, imagine que acionar o interruptor esteja endereçado na “entrada 1” e disparar a sirene esteja endereçado na “saída 1”. Ao acionar ointerruptor, um sinal elétrico será enviado ao cartão de entrada e, normalmente, há algum sinal (como uma luz de led, por exemplo) indicando o endereço que foi acionado (no nosso caso aqui, o endereço “1”). Lembrando que uma única entrada pode estar ligada a várias saídas ao mesmo tempo. Por exemplo, ao acionar aquele único interruptor, podemos fazer a sirene disparar, acender a luz, ligar o rádio e o quemais tiver sido programado ali. O contrário também pode acontecer: uma única saída pode estar conectada com várias entradas, ou seja, vários interruptores diferentes poderiam fazer a sirene disparar – mas vamos ficar apenas com um interruptor e com a sirene para não complicar. Primeiramente, é necessário esclarecer que nenhum componente do CLP sabe de fato o que irá acontecer, ou seja,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • CLP
  • Clp
  • CLP
  • Clp
  • CLP controlador lógico programável
  • Os Controladores Lógicos Programáveis Ou CLPs
  • Clp-controlador lógico programável
  • controladores logicos programaveis-clp

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!