CLP Basic Instruction Exercisel Acionamento de uma Lampadas Pulso por borda de subida

496 palavras 2 páginas
TÍTULO: Acionamento e desacionamento de uma Lâmpada com um único botão .

OBJETIVO: Habilitar o estudante a desenvolver a programação do CLP( Controlador Lógico Programável) com o intuito de acionar e desacionar uma lâmpada com um único botão NA e realizar a montagem do circuito elétrico entre o controlador e os devidos equipamentos. Alem de compreender o funcionamento do pulso por borda de subida (P).

COMPONENTES: Controlador Simatic s7 – 224 Modulo Basic Instruction Exercise, PC Adapter (PPI), Computador, cabos de ligação; multímetro.

FIGURA ILUSTRATIVA DO EQUIPAMENTO CONTROLADO:

ESPECIFICAÇÃO DE LIGAÇÃO DAS ENTRADAS E SAÍDAS :

Equipamento
Alimentação
Entradas
Saídas
Módulo ( Basic Instruction Exercise)
V+
COM
Push Button Liga (I0.7)
LAMP1 (Q0.0)
CLP
L
M
I0.0
Q0.0

Obs. = Alimentação do modulo ( Verifique que no modulo do CLP os terminais L1,L2 eL3 devem ser conectados ao M e os terminais M1,M2 devem ser conectados ao L ).

= Conexão dos elementos sensores e botões do modulo com as entradas digitais do CLP.

= Conexão dos atuadores do modulo com as saídas digitais do CLP.

ENUNCIADO:
Desenvolva um programa para ligar e desligar uma lâmpada utilizando apenas o botão liga NA. Use instruções de bit: Contato aberto,Contato fechado , Bobina Simples e arquivo M, Pulso por Borda de Subida (P).
PROCEDIMENTOS:
1 – Verificar se a bancada estar energizada 2 – Ligar o computador e executar o software microwin responsável pela programação do CLP, 3- Verificar se o PC ADAPTER estar conectado ao CLP e ao computador, 4- Desligue o modulo o qual se encontra o CLP, 5- Faça a montagem elétrica seguindo a tabela acima citada, 6- Peça ao docente para verificar se existe possíveis erros na montagem elétrica, 7- Ligue o modulo o qual o CLP se encontra, 8- Verifique se o CLP esta em modo

Relacionados