Clonagem

Páginas: 6 (1404 palavras) Publicado: 7 de março de 2015
Clonagem

I.
A clonagem reprodutiva consiste em produzir uma cópia de um indivíduo existente, e para tal é utilizada uma técnica denominada transferência nuclear que se baseia na remoção do núcleo de um ovulo, substituindo-o pelo núcleo de uma célula somática do individuo a clonar. Posto isto, o embrião vai-se desenvolver, cinco dias depois da fecundação já apresenta cerca de 200 a 250 células,e é implantado no endométrio. Após o período de gestação surge um individuo geneticamente idêntico ao doador da célula somática. Exemplos disto mesmo que vimos retratados no filme são: a prevenção da extinção de espécies (como a espécie dos macacos apresentada; utilizada como técnica de fertilidade para pessoas que não conseguem ter filhos de outra forma e a tentativa de recriação de uma espécieextinta.
A clonagem terapêutica tem como finalidade a criação de tecidos ou órgãos com o objetivo de serem transplantados para uma pessoa que se encontre doente e necessite de um novo órgão. Processa-se de modo semelhante à clonagem reprodutiva. O primeiro passo é extrair do doente, recetor do órgão ou tecido clonado, células somáticas que contêm material genético. De seguida essa célula somáticaé implantada num ovócito que, previamente, lhe foi retirado o núcleo para receber o núcleo da célula somática do doente. Da fusão do núcleo da célula somática com o ovulo resulta o embrião, cujas células necessárias para a cura do doente são retiradas. A partir do embrião é possível gerar qualquer órgão ou tecido, e não há risco de rejeição por parte do recetor pois o órgão provém “do seu própriocorpo”.
Exemplos apresentados no filme foram para tratar doenças que não têm cura como a diabetes, sida, cancros, insuficiência renal e tentativa de curar pessoas que se encontram paralisadas.

II.
Razões a Favor da clonagem:
- A clonagem pode levar à restauração de órgãos ou tecidos
- A clonagem terapêutica permite que a restauração seja possível sem a rejeição de órgãos pois o dador é a própriapessoa, diminuindo assim o tempo de espera das pessoas nos hospitais.
- Ajuda os casais inférteis, que, com outros métodos, não conseguem procriar
- Fornece uma solução para a extinção de espécies.

Razões contra a clonagem:
- Técnica de baixa eficiência
- Leva à morte de vários fetos durante a gestação ou após o nascimento
- Tem um elevado número de anomalias
- Leva ao envelhecimento precoce,que ainda não foi possível ser explicado
- Os clones são maiores do que o ser clonado e teriam baixa imunidade, lesões hepáticas e tumores.





III.
Muitos cientistas acreditam que a clonagem, para fins reprodutivos, é uma boa solução para “proteger” as espécies em vias de extinção. Avanços na técnica da clonagem oferecem a possibilidade de preservar e propagar espécies ameaçadas que têm grandesdificuldades de se reproduzir em cativeiro, enquanto se tenta fazer um esforço para a recuperação das zonas onde habitam, de modo a poderem ser novamente reintroduzidas na natureza. Pode ser, por exemplo, uma técnica a utilizar no caso do lince-ibérico. No filme foi, também, apresentada a possibilidade de se recuperar espécies extintas, o que seria um grande progresso cientifico.
Tudo isto só é(ou poderá ser) possível, porque se conservou o ADN dessas espécies extintas, como o caso do tigre da Tasmânia, ou que poderão vir a extinguir, como os macacos apresentados no documentário.
Entre as consequências demonstradas no documentário podemos constatar que este ato transmite a mensagem errada para a humanidade. Querendo com isto dizer que, ao se conseguir clonar qualquer ser vivo, se podematar à vontade, pois se consegue impedir que essa espécie se extinga, pela conservação do seu material genético. Mas este tipo de pensamento é moralmente e cientificamente incorreto porque como observamos no documentário um animal clonado tem grandes probabilidades de nascer com deficiências genéticas, doenças, ou com um fraco sistema imunitário, como no caso do gauros, que 2 dias depois de ter...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • clonagem
  • clonagem
  • Clonagem
  • clonagem
  • clonagem
  • Clonagem
  • Clonagem
  • Clonagem

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!