Clonagem

Páginas: 5 (1230 palavras) Publicado: 21 de outubro de 2014
SUMÁRIO

1.INTRODUÇÃO 3
1.O QUE É CLONAGEM? 4
1.1 Caso Dolly 4
2.CLONAGEM NA AGRICULTURA 4
3.CLONAGEM REPRODUTIVA 5
4.CLONAGEM TERAPÊUTICA 5
5. BENEFÍCIOS DA CLONAGEM 5
6. RISCOS DA CLONAGEM HUMANA 6
7. ASPECTOS ÉTICOS 6
8. CONCLUSÃO 7
9. REFERÊNCIAS 8





























1.INTRODUÇÃO

Por meio deste trabalho será apresentado um dos temasabordados na matéria de biologia, a clonagem, que é sucintamente um processo natural ou artificial, onde são produzidos organismos geneticamente idênticos. Assim, será explicado suas características, benefícios e etc.




























1.O QUE É CLONAGEM?

A clonagem é um processo natural ou artificial, onde são produzidos organismos geneticamenteidênticos.Definido como uma população de moléculas, células ou organismos que se originaram de uma única célula e que são idênticas à célula original. Em humanos, os clones naturais são os gêmeos idênticos que se originam da divisão de um óvulo fertilizado. E trata-se de um tipo de reprodução assexuada, pois não envolve troca de gametas entre indivíduos.
A cada dia que passa aumenta o número de organismosgeneticamente modificados. Esses organismos variam desde microrganismos de interesse ecológico e médico, até plantas que são importantes para o consumo humano, os famosos transgênicos(produtos de cruzamentos que jamais aconteceriam na natureza, modificados geneticamente), como milho, soja, tomate, batata, abóbora e arroz.
1.1Caso Dolly

Em julho de 1996 nasceu o primeiro mamífero clonado,batizado de Dolly.Tal procedimento foi feito a partir de células adultas: o núcleo de uma célula das glândulas mamárias de uma ovelha adulta da raça Finn Dorset (cabeça branca) foi transferido para um oócito com núcleo removido de uma fêmea da raça Scottish Blackface (cabeça preta). Outra ovelha de cabeça preta gerou Dolly, que nasceu idêntica ao primeiro animal citado.$
Em janeiro de 2002 a ovelha foidiagnosticada com uma forma rara de artrite, uma doença que não é comum em indivíduos da mesma espécie com essa idade. Este fato levanta, até o presente, questões quanto aos processos de envelhecimento de mamíferos clonados.
Com isso, o projeto gerou inúmeras reações contrárias e favoráveis à sua realização, e inúmeros países, inclusive o Brasil, estabeleceram medidas jurídicas para impedir queesse processo fosse utilizado em humanos.
2.CLONAGEM NA AGRICULTURA

Na agricultura, a clonagem é uma técnica já muito utilizada. As plantas podem ser propagadas de duas formas: assexuada e sexuada. Sexuada (forma tradicional, via semente). Assexuada, (via clonagem), tradicionalmente isso é feito por estacas, corta-se uma planta, abate o caule dela em várias partes e torna a cultivar. Cada umadessas novas plantas é uma cópia idêntica a original. A vantagem dessa tecnologia é que se obtém igualdade ou seja as plantas possuem todas a mesma cor, o mesmo sabor e apresentam o mesmo período de maturação.
3.CLONAGEM REPRODUTIVA

A clonagem reprodutiva se refere à produção se seres vivos geneticamente idênticos, ou seja, produção cópias idênticas de seres vivos, sejam eles animais, vegetaisou humanos. Neste processo, normalmente o núcleo de uma célula reprodutiva é retirado e está recebe uma célula somática, que irá se fundir e se dividir, comportando-se como um embrião normal. Este embrião é implantado em uma mãe de aluguel. O organismo formado é geneticamente idêntico ao organismo doador da célula somática. Assim que a ovelha Dolly foi clonada. A célula somática utilizada é de umaglândula mamária.
4.CLONAGEM TERAPÊUTICA

O objetivo desta técnica é produzir células-tronco para o tratamento de doenças e produção de órgãos para transplante. Esta técnica é a esperança de muitas pessoas portadoras de doenças como diabetes, Parkinson e Alzheimer. Esta técnica esbarra em muitos preconceitos e parâmetros éticos. O processo de produção de uma célula é muito parecido com a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • clonagem
  • clonagem
  • Clonagem
  • clonagem
  • Clonagem
  • clonagem
  • Clonagem
  • Clonagem

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!