Clonagem terapêutica

Páginas: 6 (1451 palavras) Publicado: 7 de março de 2011
Clonagem terapêutica

A Clonagem Terapêutica é um procedimento cujos estágios iniciais são idênticos à clonagem para fins reprodutivos, mas que difere no fato da blástula (segundo estado de desenvolvimento do embrião) não ser introduzida no útero: esta é utilizada em laboratório para a produção de células estaminais a fim de produzir tecidos ou órgãos para transplante.
Esta técnica tem comoobjetivo produzir uma cópia saudável do tecido ou do órgão duma pessoa doente para transplante. As Células embrionária/células-tronco embrionárias são particularmente importantes porque são multifuncionais, isto é, podem ser usadas em diferentes tipos de células. Podem ser utilizadas no intuito de restaurar a função de um órgão ou tecido, transplantando novas células para substituir as célulasperdidas pela doença, ou substituir células que não funcionam adequadamente devido a defeito gene/genético (ex: neurônio/doenças neurológicas, diabetes, coração/problemas cardíacos, Acidente vascular cerebral, lesões da coluna cervical e sangue/doenças sanguíneas etc… ).
As Célula embrionária/células-tronco adultas não possuem essa capacidade de transformarem-se em qualquer tecido. As célulasmúsculo/musculares vão originar células musculares, as células do fígado vão originar células do fígado, e assim por diante.

 CÉLULAS-TRONCO E A CLONAGEM TERAPÊUTICA

Atualmente, os cientistas têm desenvolvido inúmeras pesquisas, com a finalidade de ajudar pessoas que sofreram lesões na coluna vertebral ou que sofrem de doenças como Alzheimer, Parkinson e doenças neuromusculares, em geral. Estaspesquisas são elaboradas e desenvolvidas com a utilização das chamadas células-tronco embrionárias, um tipo de célula que pode diferenciar-se e constituir diferentes tecidos no organismo. Células-tronco embrionárias são auto-replicáveis, ou seja, podem gerar copias idênticas de si mesmas. São as únicas que conseguem diferenciar-se em todos os 216 tecidos, que formam o corpo humano. As células-troncoembrionárias podem ser retiradas de embriões excedentes que são descartados em clínicas de fertilização. Podem ainda, as células-tronco embrionárias serem obtidas por meio do procedimento denominado, clonagem terapêutica. Além da clonagem terapêutica, há também a clonagem reprodutiva, em ambas, o núcleo de uma célula adulta é introduzido no óvulo "vazio", no entanto, na clonagem terapêutica esseóvulo jamais será transferido para um útero, ao contrário do que ocorre na clonagem reprodutiva, na qual o óvulo é transferido para um útero de “aluguel”. Pondera-se no artigo as divergências existentes em relação ao uso de embriões como matéria prima para a terapia com células-tronco, citando inclusive a posição de maior parte das religiões que entende ser esta terapia um atentado contra a vida. Ascélulas-tronco embrionárias, obtidas por meio de clonagem terapêutica têm a vantagem de evitar rejeição, diferentemente das células-tronco embrionárias obtidas dos embriões congelados em clínicas de fertilização, na qual há necessidade de compatibilidade entre o doador e o receptor. O referido trabalho tem o objetivo de analisar a possibilidade do uso de embriões para a obtenção de células-troncoembrionárias para o tratamento de doenças graves e letais e ainda discutir toda a polêmica existente a respeito da questão do uso da clonagem terapêutica para obtenção destas células-tronco embrionárias. Utiliza-se, no presente trabalho como metodologia a forma documental indireta através da pesquisa documental e bibliográfica. E como métodos de abordagem a dedução. Será conjuntamente usado tambémo método hipotético dedutivo. Conclui-se que, são infundados os argumentos de pessoas que se opõem à clonagem terapêutica. Estas pessoas alegam que a clonagem terapêutica abrirá caminho para a clonagem reprodutiva e que isso geraria um comércio de óvulos e embriões. Contudo, este problema poderá ser facilmente resolvido, basta que se proíba transferência destes embriões, criados através de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Clonagem Terapeutica
  • Clonagem terapeutica
  • clonagem terapeutica
  • clonagem terapeutica
  • Clonagem Terapêutica
  • Clonagem terapeutica
  • Clonagem Terapeutica
  • Clonagem terapeutica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!