Clock, FLipo-Flop e Registradores

Páginas: 7 (1729 palavras) Publicado: 22 de outubro de 2013
Clock
O Clock em sistemas, todas as formas de onda são sincronizadas com uma forma de onda de temporização de referência denominada Clock. O Clock é uma forma de onda periódica na qual cada intervalo entre os pulsos (período) é igual ao tempo de um bit.
Um exemplo de uma forma de onda de clock é mostrado na Figura 1 ( final da pagina ). Observe que, nesse caso cada mudança de nível naforma de onda A ocorre na borda positiva da forma de onda clock. De outra forma, as mudanças de nível ocorreriam na borda positiva do clock. Durante cada tempo de bit do clock, a forma de onda A é nível ALTO ou nível BAIXO. Esses ALTOS e BAIXOS representam uma sequência de bits conforme indicado. Um grupo de vários bits pode ser usado como parte de uma informação binaria, tal como um numero ou umaletra. A forma de onda do clock por si só não transporta informação.
O clock que orienta o funcionamento dos sistemas digitais em operações de entrada e saída, além de respostas de tarefas enviadas ao processador.
É possível classificar os sistemas digitais em sistemas Assíncronos e Sistemas Síncronos, de acordo com a modo de execução do fluxo de dados. A caracterização destes sistemas pode serrealizada do seguinte modo:
Sistemas Assíncronos: Neste tipo de sistema, uma nova sub-tarefa é iniciada imediatamente após o termino da sub-tarefa que a precede no fluxo de dados. Para tanto, cada sub-tarefa deve produzir um sinal de status que sinalizar seu termino para a Estrutura de Controle, de forma que esta possa comandar o Inicio da sub-tarefa seguinte.
Sistema Síncrono: Neste tipo desistema há um sinal de controle geral, normalmente um sinal periódico do tipo pulso denominado relógio (clock). Os pulsos ocorrem regularmente a cada período T. Todas as sub-tarefas ou eventos ocorrem em sincronismo com algum pulso, ou seja, o pulso é usado para comandar o inicio das sub-tarefas. Não é necessário sinalizar o termino das sub-tarefas, pois durante o projeto do sistema, deve ter sidodefinido o tempo máximo de duração de cada uma delas. A Estrutura de Controle deve ser encarregar de fornecer o comando de inicio de cada sub-tarefa em sincronismo com o pulso que ocorre no instante apropriado.
Os sistemas mais utilizados são os sistemas síncronos, pois permitem que se conheça exatamente os instantes de ocorrência dos eventos, Isso possibilita que se detecte e se corrija falhas noprojeto ou de operação mais facilmente. No entanto em geral os sistemas assíncronos são usados para comunicação entre sistemas síncronos.


Flip-Flop
O flip-flop é um circuito digital  pulsado capaz de servir como uma memória de um bit, um flip-flop tipicamente inclui zero, um ou dois sinais de entrada, um sinal de clock, e um sinal de saída, apesar de muitos flip-flops comerciais proveremadicionalmente o complemento do sinal de saída. Alguns flip-flops também incluem um sinal da entrada clear, que limpa a saída atual. Como os flip-flops são implementados na forma de circuitos integrados, eles também necessitam de conexões de alimentação. A pulsação ou mudança no sinal do clock faz com que o flip-flop mude ou retenha seu sinal de saída, baseado nos valores dos sinais de entrada e naequação característica do flip-flop.
De forma geral podemos representar o flip-flop como um bloco onde temos 2 saídas: Q e Q’ (Q linha), entrada para as variáveis e uma entrada de controle (Clock). A saída Q será a principal do bloco. Este dispositivo possui basicamente dois estados de saída. Para o flip-flop assumir um destes estados é necessário que haja uma combinação das variáveis e do pulsode controle (Clock). Após este pulso, o flip-flop permanecerá neste estado até a chegada de um novo pulso de clock e, então, de acordo com as variáveis de entrada, mudará ou não de estado.
Quatro tipos de flip-flops possuem aplicações comuns em sistemas de clock sequencial: estes são chamados o flip-flop T (“toggle”), o flip-flop S-R (“set-reset”), o flip-flop J-K e o flip-flop D (“delay”).O...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Trabalho sobre Flip Flops com clock.
  • Registradores
  • registradores
  • Clock
  • Flop flop
  • Registradores
  • Flops
  • Registradores

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!