Cliping de Bases Biologicas

518 palavras 3 páginas
CENTRO UNIVERSITARIO CATÓLICO SALESIANO AUXILLIUM

BASES BIOLOGICAS DO COMPORTAMENTO

Lins
2012

Macacas jogam pedras nos machos para pedir sexo

Tem pedrinha voando para todos os lados nas imediações na Serra da Capivara, região sul do Piauí. E esta guerra, está mais para uma “guerra dos sexos”, no sentido literal da expressão, do que para qualquer outro tipo de guerra. Isto porque as fêmeas de macacos-prego que vivem no local precisam jogar pedras nos machos para avisa-los que elas estão no período fértil e que precisam se acasalar. E o “toque sutil” das macacas pode durar até duas horas.
“As fêmeas ficam atirando pedras nos machos durante o chamado display sexual, quando mostram que estão no cio. Quando eu vi este comportamento pela primeira vez, achei que fosse um comportamento isolado, mas depois, observei que todas as outras fêmeas faziam a mesma coisa quando entravam no período fértil”, conta o biólogo Tiago Falótico, autor de um estudo que explica como e para quê as diversas espécies de macacos que vivem no país usam pedras e varetas. “As fêmeas de macaco prego não têm nenhuma modificação corporal que indique disposição sexual, elas apenas alteram o comportamento. Então precisam avisa-los que estão querendo sexo com pedras. Elas ficam horas jogando pedras até que eles percebam e respondam”, diz.
Falótico ficou dois anos observando macacos-prego na Serra da Capivara e no Parque Ecológico do Tietê, em São Paulo, onde os animais também usam para quebrar cocos. Os machos, ao contrário, não usam pedras, mas varetas. “Não sei ainda porquê disso, porque tecnicamente, eles têm as mesmas condições físicas para isso”.
“Eles usam varetas para tirar larvas e insetos de tocas para a alimentação e as pedras, para quebrar frutas ou cavar buracos no solo em busca de raízes”, conta o biólogo.
O especialista ainda constatou um outro comportamento peculiar dos macacos. “Eles são muito tolerantes com os filhotes e, quando há escassez de

Relacionados

  • TCC - Engª Seg.
    18219 palavras | 73 páginas
  • Serviço Social
    28741 palavras | 115 páginas
  • Monografia em EAD
    63590 palavras | 255 páginas
  • todos o cnae
    160320 palavras | 642 páginas