Clinica de estética

Páginas: 15 (3607 palavras) Publicado: 22 de outubro de 2013
UNIP – Universidade Paulista
Graduação em Logística




MARCIO



MOGI mirim
2013



RESUMO
O tema clínica de estética tem sido foco de interesse dos investidores do ramo, devido ao seu constante crescimento no mercado de beleza no Brasil. O objetivo geral do presente estudo constitui em reunir informaçõeseconômicas e administrativas sobre empreendimentos em clínica de estética. A metodologia utilizada neste trabalho é composta por visita técnica, entrevista, pesquisa bibliográfica, vídeos técnicos e levantamento surveys para saber como se comporta este segmento no seu mercado de atuação.

Palavras-chave
Beleza, bem-estar, qualidade de vida, empresa e investimento.
INTRODUÇÃO
Este trabalho investigaráo ramo de atividade de clínicas de estética, com o intuito de objetivar o conhecimento dos aspectos econômicos e administrativos de sua constituição.
Nos últimos anos vários fatores têm contribuído para o crescimento deste ramo, como a busca pela beleza no Brasil que tem demonstrado uma demanda elevada. Quando se fala em beleza logo se pensa em vaidade, tanto pelo público feminino quanto pelomasculino, os homens têm demonstrado um enorme interesse em se cuidarem e não medem esforços para isso, eles procuram pessoas especializadas e treinadas para aplicarem tais procedimentos. Os produtos e cosméticos também despertam interesse nos consumidores, isso faz que a cada dia surjam novas clínicas de estética.
Existem outros fatores que intervêm neste crescimento como a busca pelo bem-estar,conforto, qualidade de vida, comodidade e autoestima, esses fatores levam o ramo de clínica de estética se tornar cada vez mais competitivo.
Este cenário chama a atenção de empresas fabricantes de produtos e cosméticos, e é neste aspecto que o presente trabalho pretende atuar.
Para obter essas informações o objetivo principal desse trabalho é investigar a constituição da empresa, os aspectoseconômicos e administrativos, para auxiliar futuros investidores neste ramo de atividade.




CONTEXTUALIZAÇÃO DO AMBIENTE DE NEGÓCIO

Segundo SEBRAE (2011b) uma clínica de estética é uma empresa prestadora de serviços de tratamentos rápidos ou através de cosméticos e equipamentos diversos. Os pacientes passam por avaliações realizadas por profissionais habilitados,esteticistas.
O instinto de conservação fez com que a mulher se preocupasse com a pele, então, utilizou à cosmética. A preocupação com a aparência remonta a milhares de anos antes de Cristo, onde antigas civilizações se adornavam, maquiavam e usavam plantas, óleos e perfumes. Mas temos em Cleópatra (69 a.C. a 30 a.C.) uma referência de sedução, de vaidade, da busca pela beleza, tanto que em diversasliteraturas encontramos referências de que a rainha do Egito usava argilas, óleos aromáticos e banhos de leite de cabra e jumenta. A mulher grega foi a primeira a usar máscara de argila. Pompéia, a mulher de Nero, também realçava sua beleza com banhos de leite de cabra e máscaras de argila. A beleza foi sendo reverenciada através dos tempos, como o uso de pós-de-arroz que davam a pele uma aparênciade porcelana e os batons vermelhos, que evidenciavam a boca nos anos 20. Sabe-se que o primeiro curso de estética no Brasil ocorreu no Rio de Janeiro no início dos anos 60 na Escola France Bel (ALBERTO, 2011, citado por SEMPRE JOVEM, 2011).
No Brasil, de acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), a indústria brasileira de higienepessoal, perfumaria e cosméticos apresentou um crescimento médio deflacionado composto de 10,5% nos últimos 15 anos, tendo passado de um faturamento líquido de imposto sobre vendas, de R$ 4,9 bilhões em 1996 para R$ 27,3 bilhões em 2010. Vários fatores têm contribuído para este excelente crescimento do setor, dentre os quais destacamos: participação crescente da mulher brasileira no mercado de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Clinica de estetica
  • Clinica estetica
  • clinica de estetica
  • Clinica de Estetica
  • clinica de estetica
  • clinica estética
  • clinica de estetica
  • clinica de estetica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!