Climatologia - elementos climáticos

Páginas: 8 (1929 palavras) Publicado: 22 de abril de 2013
Tarefa: ATIVIDADE
Aluno(a): COSME MONTE DE FREITAS




1.      O que é constante solar?

Constante solar é a quantidade de energia proveniente do Sol (cal) que na unidade de tempo (1 min) é interceptada por uma superfície plana, de área unitária (1 cm²), perpendicular à direção dos raios solares, a uma distância do sol igual a distância média Terra-sol, fora da influênciaatmosférica. Um valor bastante empregado é de, aproximadamente, 1.98 cal/cm²/min.
Essa "constante" representa a quantidade de energia radiante em todos os comprimentos de onda recebida por unidade de tempo e de área no topo da atmosfera terrestre, corrigida para a distância média Terra-Sol, e equivalente a aproximadamente 1365 - 1370 Wm2.
Com base em várias medições minuciosas pode-seafirmar que a quantidade total de luminosidade do Sol se caracteriza por ser constante. Se existem fracas oscilações da constante solar estas devem ser com certeza, menores que 1%.
Logo, concluímos que a constante solar é definida em função da distância média Terra-Sol e traduz a irradiância normal acima da atmosfera quando essa distância é atingida. No caso da Terra não se encontrar à distânciamédia do Sol, mas a uma distância qualquer a irradiância fora da atmosfera poderá ser facilmente calculada admitindo que a energia produzida pelo Sol se distribui uniformemente no espaço.

2.      Diferencie Troposfera e Estratosfera.

A Troposfera é a camada inferior da atmosfera, justaposta à superfície terrestre que contém cerca de 75% da massa atmosférica e quase todo o vapor d’águae aerossóis (99%). Caracterizada pela instabilidade, apresenta aquecimento por contato com a superfície, com movimentos atmosféricos horizontais e verticais intensos e temperatura diminuindo com a altitude, ou seja, gradiente térmico positivo numa razão média de 6,5ºC/km ou 2ºC/1000FT. É a camada onde ocorrem os fenômenos mais significativos da atmosfera, sendo subdividida em três subcamadas: alaminar, a friccional e a atmosfera livre. Podem acontecer ainda nessa região camadas isotérmicas (variação nula de temperatura na vertical) e camadas de inversão (temperatura aumenta com a altitude) devido a fatores locais e de circulação do ar. A espessura dessa camada varia com a latitude e com a época do ano, oscilando entre 6 e 10 Km nos polos e entre 15 e 18 Km nos trópicos.

Jáa estratosfera é a camada logo após a troposfera, separada desta pela tropopausa.  Apresenta baixíssimo conteúdo de vapor d’água o que dificulta a formação de fenômenos atmosféricos significativos. Esta camada estende-se até cerca de 50 km de altitude, apresentando nos primeiros quilômetros de sua extensão (até 30 km) um suave acréscimo de temperatura com a altitude, ou seja, perfil estável detemperatura e gradiente térmico vertical negativo. O progressivo aquecimento do ar observado na porção superior dessa camada é devido a geração de energia na formação do ozônio. Esta camada concentra grande parte do ozônio da atmosfera, sendo desprovida de nuvens, à exceção das chamadas nuvens de madrepérola, formadas pela capa de ozônio.



[pic]
Figura 1


3.      O que é Janela Atmosférica?São estreitas faixas do espectro eletromagnético onde a atmosfera é transparente para um determinado comprimento de onda, por exemplo, ondas compreendidas entre 8 e 11,5µm, e onde praticamente não há absorção alguma de radiação. Essas janelas permitem que as radiações, situadas nesse intervalo de comprimento de onda, atravessem livremente a atmosfera.

Vale destacar que nela a radiaçãose propaga livremente pela atmosfera sem ser absorvida por nenhum elemento da mesma (nuvem, por exemplo). Logo, os satélites, são construídos para se aproveitarem dessas janelas, pois desse modo, a radiação refletida ou emitida pelas nuvens retorna para o satélite sem interrupção, como se a atmosfera fosse transparente para essa faixa de frequência.

A figura 2 abaixo mostra que a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • CLIMATOLOGIA Climatologia e os elementos do clima
  • Elementos climaticos
  • Elementos climaticos
  • elementos climáticos
  • elementos e fatores climaticos
  • Elementos do clima e fenômenos climáticos
  • Fatores e Elementos Climáticos
  • elementos do clima e fenomenos climaticos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!