Climatização nas jazidas de caulim da Amazônia

Páginas: 6 (1309 palavras) Publicado: 9 de setembro de 2014
CLIMATIZAÇÃO NAS JAZIDAS DE CAULIM NA AMAZÔNIA


INTRODUÇÃO


O termo “caulim” é utilizado tanto para denominar a rocha que contém a caulinita, como o seu principal constituinte, quanto para o produto resultante do seu beneficiamento. É uma rocha de granulometria fina, constituída de material argiloso, normalmente com baixo teor de ferro, de cor branca ou quase branca (Grim, 1958).
OBrasil é o segundo maior produtor de caulim do mundo. O caulim brasileiro é consumido, principalmente, pela indústria de papel revestido, sendo cerca de 98% da produção destinada à exportação. A indústria de papel apresenta-se, hoje, como a maior consumidora de caulim.
As grandes empresas de caulim oferecem uma gama bastante diversificada de produtos para diferentes tipos de mercado (Roskill, 2004).Já as pequenas empresas podem se especializar em pequenos nichos de mercados, como cerâmicas, borracha e catalisadores, já que possuem um consumo relativamente baixo, não se mostram atraentes para as grandes empresas.
No presente trabalho, será apresentado os tipos de ocorrência de caulim e depois o foco será no caulim secundário, que é quando ocorre a chamada “caulinização", e como esse processoocorre.















MINERALOGIA

O caulim é constituído principalmente de caulinita, um silicato de alumínio hidratado, cuja célula unitária é expressa por Al4(Si4O10)(OH)8. A caulinita é um filossilicato (argilo-mineral) com composição química teórica de 39,50% de Al2O3, 46,54% de SiO2 e 13,96% de H2O; no entanto, podem ser observadas pequenas variações em sua composição.
Apresença de minerais do tipo quartzo, cristobalita, alunita, esmectita, ilita, moscovita, biotita, clorita, gibbsita, feldspato, anatásio, pirita e haloisita pode prejudicar a qualidade do caulim, afetando propriedades importantes como a alvura, a brancura, a viscosidade e a abrasividade.
O diâmetro das partículas e a sua forma de distribuição são fatores importantes no controle das muitaspropriedades físicas do caulim: o tamanho de partícula padronizado para uso comercial é de 2 μm.














GEOLOGIA

No Brasil, os depósitos de caulim nos Estados do Amazonas, Pará e Amapá são do tipo sedimentar, caracterizando-se por grandes reservas. Em outros estados verifica-se uma predominância de caulim primário, originado tanto da alteração de pegmatitos como do intemperismode granitos, destacando-se os Estados de Minas Gerais, Paraíba, São Paulo, Goiás, Santa Catarina e Paraná.

Caulim Primário

Os caulins primários são resultantes da alteração de rochas in situ, devido principalmente à circulação de fluidos quentes provenientes do interior da crosta ou de emanações vulcânicas ácidas. Segundo a sua origem, os caulins primários são classificados por Bristow(1987b) em: intemperizados, hidrotermais e solfataras.
Os caulins do tipo intemperizado ocorrem em região de clima tropical (quente e úmido), onde as condições físico-químicas são propícias para a alteração dos feldspatos e de outros alumino-silicatos presentes em granitos e rochas metamórficas. O processo de caulinização de uma rocha ocorre conforme a reação a seguir.

Feldspato Potássico +Água  Caulinita + Sílica + Hidróxido de Potássio
2KAlSi3O8 + 3H2O  Al2Si2O5 (OH)4 + 4SiO2 + 2KOH

São exemplos de depósito primário intemperizado os localizados na Ucrânia, Espanha e nos municípios de Mogi das Cruzes (SP) e Equador (RN), no Brasil.
Os caulins do tipo hidrotermal são formados pela alteração da rocha a partir da circulação de fluidos quentes, provenientes do interior da crosta.Neste caso, é necessário que a rocha apresente porosidade e permeabilidade adequadas. Os granitos são as "rochas-mãe" mais comuns na formação de depósitos hidrotermais de caulins primários. As principais ocorrências deste tipo de depósito estão localizadas em na Inglaterra, Nova Zelândia e China.
Os caulins primários do tipo solfatara são formados pela alteração de rochas a partir da ação de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • caulim
  • Jazidas
  • climatização
  • Jazidas
  • Climatização
  • Climatização
  • CLIMATIZAÇÃO
  • Climatização

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!