Climatério

Páginas: 8 (1868 palavras) Publicado: 1 de julho de 2014

Climatério
  É importante que se esclareça o significado de CLIMATÉRIO e de MENOPAUSA. Não são somente as mulheres que empregam erroneamente estes dois termos. Muitos médicos ainda usam-nos, indiscriminadamente.
 
         O CLIMATÉRIO é definido como um período que ocorre na vida de todas as mulheres e que começa (sem qualquer sintoma na maioria das vezes) aos 35 anos de idade e vai até os70 anos. Este período se caracteriza por sinais e sintomas de intensidade variável, de acordo com cada mulher.
 
         As evidências mais comuns podem estar relacionadas com o ciclo menstrual:
 
ciclos que ficam mais curtos;
diminuição (ou, às vezes, aumento) da quantidade de sangue menstrual;
cólicas em pacientes que não as apresentavam antes, ou que desaparecem naquelas que sempresofreram com este desagradável sintoma.
 
         Na esfera emocional, surgem, muitas vezes, irritabilidade sem motivos aparentes, tristeza, melancolia ou depressão. Não raras vezes alterações do sono (insônia, sono não satisfatório, sono superficial).
 
         Geralmente estes sintomas da esfera psíquica são melhor tolerados em pessoas que desempenham alguma atividade fora de casa(comerciantes, profissionais liberais, professoras, comerciárias, bancárias, etc.). São pior tolerados, e por vezes muito mais intensos, nas mulheres que não têm função fora do lar; pior ainda para as que acumulam triplas jornadas: trabalho fora de casa, trabalho doméstico e criação dos filhos, atenção ao marido e aos pais/sogros de mais idade.
 
         Outros sintomas comuns do climatério são:
 
perdado interesse sexual,
dores de cabeça,
alterações digestivas,
alterações urinárias (dores para urinar, micções mais freqüentes),
palpitações,
aumento de peso,
perda de pelos e cabelos, etc. 
 
 
         O aumento de peso merece uma reflexão especial. Na realidade não é a diminuição da produção hormonal que faz com que haja aumento de peso. A responsabilidade por esta alteração - quasesempre desagradável e que agrava os demais sintomas já citados - está relacionada a duas situações reais:
 
01. Diminuição da atividade física. A mulher a partir dos 40/45 anos, mesmo ainda menstruando, (portanto, dentro do CLIMATÉRIO), diminui bastante suas atividades físicas; não sai de casa com tanta freqüência, ou quando sai prefere fazê-lo de carro; se praticava algum esporte, ao se ver noespelho um pouco mais gorda se retrai e abandona o esporte.
 
02. Ao sentir que está perdendo as formas entra em uma fase de passividade, de que "nada se pode fazer" e aí passa a alimentar-se com todos os alimentos que sempre quis consumir, mas não o fazia pelo medo de engordar.
 
         Aos 40/45 anos, a mulher necessita ingerir metade das calorias que necessitava há 20 anos atrás (aos 25 anospor exemplo).
 
         Nesta fase a mulher está exposta a um risco maior ao surgimento de enfermidades, tais como:
 
câncer de mamas,
câncer de corpo e de colo de útero,
doenças metabólicas (alterações do metabolismo das gorduras com acúmulo do LDL - colesterol no interior das artérias),
hipertensão arterial (pressão alta),
angina do peito,
infarto do miocárdio e
alterações dometabolismo do açúcar (diabetes).
 
         Na medida em que - ainda dentro do CLIMATÉRIO - se aproxima a data em que a última menstruação acontecerá, as alterações se tornam mais evidentes, aumentando a irregularidade menstrual - a mulher pode ficar dois a três meses sem menstruar, ou menstruar mês sim, mês não - fazendo com que os níveis de hormônios circulantes no sangue sofram oscilações quetrazem alterações cada vez mais graves para todo o organismo, surgindo agora diminuição da lubrificação vaginal durante as relações sexuais, ardência para urinar, afrouxamento do assoalho vaginal, como “queda da bexiga” para quem já teve partos vaginais com alterações do períneo, causando, às vezes, perda involuntária da urina ao rir, tossir, espirrar.
 
         A diminuição dos níveis de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Climatério
  • climatério
  • Climatério
  • Climatério
  • Climaterio
  • Climatério
  • Climatério
  • Climatério

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!