Climatério

Páginas: 18 (4290 palavras) Publicado: 20 de novembro de 2011
1.0 INTRODUÇÃO

1. O PROBLEMA E SUA IMPORTÂNCIA

A pré-menopausa pode iniciar-se por volta dos 35 anos e representa o período de cerca de uma década, no qual as funções reprodutivas vão lentamente diminuindo, e trazendo consigo uma série de alterações físicas e psicológicas (Tadini, 1997).
O climatério é um período que ocorre entre a pré-menopausa e a monopausa, no período detransição entre a fase reprodutiva e a não reprodutiva ou senilidade, iniciando-se em torno de 40 anos e terminando em tordo dos 65 anos. Caracteriza-se do ponto de vista fisiopatológico por deficiência dos hormônios esteróides ovarianos em decorrência da falência funcional dos ovários causada pela axaustão folicular, em conseqüência ocorrendo à menopausa (Tadini, 1997).
Menopausa é oresultado de um processo natural e gradual de redução das quantidades de hormônios esteróides ovarianos, que resulta numa quantidade hormonal abaixo daquela necessária para criação do ciclo menstrual. E definida como a parada permanente da menstruação em consequência da perda definitiva da atividade folicular ovariana, geralmente em torno de (48 a 52 anos); sendo necessário um período de doze meses deausência da última menstruação para ser caacterizada (Tadini, 1997).
Há alguns anos, a menopausa era considerada como um marco dramático do declínio da sexualidade e da feminilidade e o climatério representava a castração da mulher em função de que se acreditava que os baixos níveis extrínsecos estavam associados à ausência da libido e à incapacidade sexual. Atualmente, já se sabe que ohipoestrogenismo é responsável por alguns distúrbios sexuais e mais importante que as modificações físicas advinhas pela idade são os fatores psicológicos e biológicos que acompanham a menopausa (Abdo et al., 1997; Bortoletto et al., 1999).
Os estudos ainda evidenciam que as modificações promovidas pelo climatério, na esfera sexual, são: diminuição da resposta sexual, dispareunia,diminuição da atividade sexual e disfunções do parceiro. Entre as principais queixas de mulheres de 52 a 62 anos de idade destaca-se o ressecamento vaginal, que se traduz pela dispareunia, que pode ser explicada pela diminuição da produção e do volume da secreção vaginal, além da perda da elasticidade da vagina (Abdo et al., 1997; Bortoletto et al., 1999; Favarato et al., 2000).
Sabe-se que umavariedade de fatores correlaciona-se com a diminuição do desejo sexual. Os fatores psicossociais e aqueles próprios do envelhecimento, como o aparecimento de doenças crônicas e degenerativas; estresse decorrente de adoecimento ou morte de pessoas próximas influenciam diretamente a satisfação das necessidades sexuais (Favarato et al., 2000; Penteado et al., 2000).
Segundo a SociedadeInternacional do Climatério, ela descreve o climatério como a fase da vida da mulher que marca a transição da fase reprodutiva para uma outra não reprodutiva (Neco; Sá; Castilho, 1995).
Logo, torna-se imprescindível buscarmos apreciar a definição dos períodos críticos da vida (climatérios) proposta por Greer (1994). A autora afirma que a vida da mulher é composta de mudanças tão claras quepoderiam perfeitamente ser consideradas como uma metamorfose. Com frequência, estas mudanças de criança a mulher, de amante a esposa, de mãe a avó, são exteriorizadas por estados físicos contrastantes: da magricela a curvilínea, ou grávida e obesa, a magricela novamente. Devem ser escondidas ou negadas a maioria das alterações biológicas subjacentes. Só na alteração de solteira para casada, queparadoxalmente talvez não envolva nenhuma alteração importante no estilo de vida ou no status biológico, há um sinal externo, um cerimonial até exagerado – a mudança do nome da mulher.
Verificou-se em alguns estudos, que o jeito como a mulher identifica a menopausa varia conforme a etapa do ciclo reprodutivo em que se encontra. Para as mulheres que estão entre a faixa etária dos 40 aos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Climatério
  • climatério
  • Climatério
  • Climatério
  • Climatério
  • Climaterio
  • Climatério
  • Climatério

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!